Logo O POVO+
Primeira chacina do ano deixa quatro mortos e criança baleada
DOM

Primeira chacina do ano deixa quatro mortos e criança baleada

| IBICUITINGA | Crime foi registrado dentro de uma casa da zona rural do município, no começo da madrugada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Quatro pessoas foram mortas a tiros e uma criança ferida dentro de uma casa em Ibicuitinga, município do Sertão Central do Estado. A chacina, a primeira do ano no Ceará, foi registrada na madrugada de ontem. Até o fechamento desta edição, nenhum suspeito do crime havia sido preso.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as vítimas são dois homens, de 21 e 44 anos, e duas mulheres, de 43 e 17 anos, cujas identidades não foram divulgadas. A criança, ainda não identificada formalmente, foi encaminhada para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, após ser socorrida primeiramente em um hospital do Município.

A SSPDS também divulgou que uma ofensiva reunindo diversos agrupamentos policiais foi montada em busca dos criminosos. A ação conta com equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Força Tática (FT), Comando Tático Rural (Cotar), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Além disso, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi acionada para a ocorrência. Após o caso ser registrado na Delegacia Regional de Quixadá, unidade plantonista, a Delegacia Municipal de Morada Nova passou a investigar o caso.

Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que a chacina era um "fato muito grave e inaceitável". Ele disse ter conversado com o titular da SSPDS, Samuel Elânio, determinando "rigor absoluto nas investigações e diligências para a prisão imediata dos responsáveis". 

"Seguimos investindo em equipamentos e pessoal para reduzir a violência em nosso estado e trazer mais tranquilidade para o povo", afirmou o Elmano de Freitas, que ainda manifestou solidariedade às famílias "deste lamentável episódio".

No ano passado, três chacinas no Estado deixaram 13 mortos. O número de chacinas registradas em 2022 teve uma redução em relação a 2021, quando sete ocorrências deixaram 31 mortos. Desde 2015, 36 chacinas ocorreram no Estado. São dados da série jornalística "A Era das Chacinas", feita pelo O POVO.

Ibicuitinga já havia registrado uma chacina em 2004, que deixou sete mortos. O crime foi motivado pela desavença entre duas famílias, que vinham, há cerca de seis anos, mantendo um confronto. 

O crime ocorreu na CE-265, quando o carro em que cinco das vítimas trafegavam teve um problema mecânico. Duas outras vítimas pararam para ajudá-los quando os executores chegaram e mataram todos as sete pessoas.

Apenas Manuel Rodrigues de Oliveira e Francisco Hernandes de Oliveira eram alvos da ação. Eles foram mortos com Francisca Vanderleia da Silva Oliveira, Francisco Anunciado Leandro Junior, Daniel Saraiva Pinheiro, Paulo Washington Farias e Jocelio Arruda Ferreira. Nove pessoas foram acusadas pelo crime. (Com informações de Bruna Lira)

O que você achou desse conteúdo?