Parques, locais históricos e museus são alguns dos pontos de Fortaleza marcados com ilustrações no mapa Primeiros Caminhos, lançado pela Prefeitura neste sábado, 1º de abril. O material voltado para crianças na primeira infância, até os seis anos, tem como objetivo estimular o contato com a natureza e brincadeiras ao ar livre.
Locais como o Passeio Público, a Cidade da Criança e o Museu da Imagem e do Som do Ceará são alguns dos destinos sugeridos no mapa.
Angélica Leal, chefe da Coordenadoria da Primeira Infância, afirma que a ideia surgiu a partir de estudos científicos que mostraram os impactos negativos da pandemia e do isolamento no desenvolvimento infantil. Por isso, incentivar o convívio social na cidade e promover momentos de aprendizado nesses locais se tornou uma meta da coordenadoria.
“O mapa tem esse objetivo de estimular as famílias a terem esse momento de vínculo com as crianças, de trazer as crianças para conhecer esses espaços e também, ao mesmo tempo, você promove a cultura local, a apropriação dos espaços públicos e históricos da cidade”, diz Angélica.
No mapa estão apresentados 16 locais, distribuídos em quatro rotas temáticas:
O material deve ser entregue em escolas, espaços públicos, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e nas Casas do Turista, segundo Angélica.
O evento de lançamento contou com shows de Tia Samila e Sua Turma e banda Pacote de Biscoito no Passeio Público.
As crianças também puderam fazer parte dos roteiros indicados no mapa dentro do Trenzinho da História com o personagem Bode Ioiô.
Evento de lançamento do mapa Primeiros Caminhos contou com banda infantil no Passeio Público
Perpétua Carmo, 43, professora da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, foi ao evento com os alunos da instituição e com a filha Luiza, de quatro anos.
“É tudo que eles precisam, ficar na natureza, brincar, sair de dentro de casa, sair dos tecnológicos”, diz. Luiza foi uma das crianças que passou a maior parte da vida até agora dentro de casa devido a pandemia. “Ela não teve muita oportunidade, e agora é tudo muito novo”, conta a mãe.
Dentre as crianças que brincavam no Passeio neste sábado, Isaque, de cinco anos, era um dos mais animados, pulando, correndo e participando ativamente de todas as atividades propostas.
“Sempre gosto de levar ele. [O mapa] é muito interessante porque tem muita mãe que não sabe locais legais para levar as crianças”, diz a mãe de Isaque, Julaidina Nanque, 28, técnica de enfermagem.
Para o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o mapa era “um produto que estava faltando na cidade.
“Fortaleza é um dos cinco principais destinos mais procurados para a Semana Santa e do feriado de Tiradentes. Faltava um circuito para as crianças. As crianças ficam meio que acompanhando o programa dos pais. A gente precisava criar um roteiro para que os turistas e também os fortalezenses saibam que têm espaços para crianças”, afirma.