Os usuários do Twitter foram surpreendidos neste sábado, 1º, com a nova política de uso da rede social. Isso porque agora passa a valer um limite de leitura de tuítes diários.
Conforme o dono da rede social do passarinho, Elon Musk, o panorama agora é o seguinte:
To address extreme levels of data scraping & system manipulation, we’ve applied the following temporary limits:
— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2023
- Verified accounts are limited to reading 6000 posts/day
- Unverified accounts to 600 posts/day
- New unverified accounts to 300/day
Usuários relatam desde a manhã deste sábado que não conseguem mais ler posts na plataforma. O aviso que aparece afirma “Taxa limite excedida. Por favor, aguarde alguns instantes e tente novamente” e não explica o motivo do erro. Musk se pronunciou somente à tarde.
Os trending topics foram dominados com “acabou o twitter”, “TAXA LIMITE EXCEDIDA” e “RIP Twitter” nos assuntos em alta, onde os usuários da rede social relataram os problemas de instabilidade na plataforma.
Segundo Elon Musk, os limites estão sendo colocados para que a plataforma possa "lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema". O bilionário afirmou que, "em breve", o limite para contas verificadas será ampliado para a leitura de 8 mil posts por dia. Contas não verificadas poderão ler 800 posts por dia e contas novas não verificadas terão direito a 400 posts por dia.
Musk não especificou o que será considerada uma "conta nova", nem como os usuários poderão monitorar quantos tuítes visualizaram em um dia.
Para ter direito a visualizar 6 mil tuítes por dia, as contas devem ser verificadas devido à sua relevância ou assinar o Twitter Blue, versão paga da rede social que custa R$ 42 por mês.
Além da restrição de leitura, o Twitter tem alguns outros limites de uso. A ideia é que eles ajudem a evitar que a rede social fique fora do ar ou tenha muitas páginas de erro.
Outros desses limites são:
O limite de taxa é excedido quando o usuário ultrapassa o número permitido de solicitações ou ações na plataforma num período específico de tempo.