Com base no avanço da IA e iniciativas linkadas em machine learning, o iFood espera lançar em breve ao mercado um novo formato de buscas no aplicativo. A ideia é que o app dê sugestões de cardápio com buscas mais elaboradas e diversificadas.
A informação foi confirmada pelo vice-presidente de ML/IA do iFood, Thiago Cardoso. Ele enfatiza que desde que os primeiros experimentos com IA Generativa começaram a se popularizar no mercado de TI, a empresa passou a olhar com atenção o movimento.
Em relação às novas formas de pedir pela plataforma, exemplifica, em caso de um pedido hipotético: "Quero fazer um churrasco para cinco pessoas."
A intenção é que o app ofereça sugestões de listas de compras para o usuário, de onde comprar e com o melhor preço. A solução está em fase de desenvolvimento em parceria com a empresa de tecnologia.
Thiago conta que o iFood tomou a decisão de buscar liderar as pesquisas em torno da IA Generativa por todo potencial de aplicabilidade multilateral. "Quando você usa os modelos, fica impressionado. O primeiro motivo é que diminuem as barreiras para instituir modelos mais baratos e simples. A cada semana saem modelos novos, treinamentos novos. Acreditamos que o custo deve cair rápido e a escalabilidade tem grande potencial."
Neste contexto, uma cultura de experimentação é gerada na organização. Existe uma equipe que explora caminhos novos, trabalhando em projetos menores com a licença para buscar, testar e errar. E, no caso da IA Generativa, existe um time de plataformas, outro time desenvolvendo projetos para aprender mais sobre a tecnologia. Todos estão somando conhecimentos, descreve o executivo.