O destino partidário de Evandro Leitão continua disputado. Lideranças do PT e do PSB acenam positivamente à eventual filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024 pelo grupo liderado pelo ministro Camilo Santana (PT). Neste sábado, 26, Leitão participou de solenidade que oficializou Eudoro Santana, pai de Camilo, como presidente do PSB Ceará e chegou a ser chamado de “prefeito” por parte da militância que estava no evento.
Eudoro, inclusive, falou que trabalhará pela filiação de Evandro ao PSB. “Quero dizer nessa saudação, que me perdoem os outros companheiros dos partidos com quem nós haveremos de nos juntar para lutar pelo Ceará, (...) devemos trabalhar unidos para trazer para o PSB o atual presidente da Assembleia”, disse em discurso no evento na Alece.
Camilo também comentou a possibilidade de filiação de Evandro ao PT ou ao PSB e disse que a decisão caberá ao deputado e que, se for consultado, conversará com ele. “É um grande companheiro, um amigo, pessoa que agradeço muito por ter estado ao nosso lado no Ceará. Foi meu líder, secretário de estado, tem grandes contribuições. Será uma decisão muito pessoal dele. Se ele me consultar aí vamos conversar sobre isso, mas vamos primeiro deixar ele me consultar (...) São dois grandes partidos, vamos conversar”, disse.
O petista comentou ainda a questão envolvendo a deputada federal Luizianne Lins (PT), que também tem manifestado o interesse de se colocar como pré-candidata em Fortaleza. “Aqui reunimos várias forças políticas. Não para mostrar força, mas para mostrar que estamos unidos em torno de um projeto. Ninguém está pensando em projeto pessoal (...) Luizianne é uma grande companheira. Teremos um momento certo para discutir eleição”.
Evandro concedeu breve coletiva de imprensa, mas não cravou a qual partido pretende se filiar. Na sexta-feira, 25, ele recebeu sinal verde do diretório estadual do PDT, comandado pelo senador Cid Gomes, com uma carta de anuência para deixar o partido sem perder o mandato de deputado. No mesmo dia, Luizianne confirmou que estava se colocando como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza.
“Nós vamos agora fazer uma avaliação sobre todo esse quadro e conversar com as nossas lideranças, com nossos amigos e amigas. Depois dessa conversa, tomar a decisão que o nosso coração mandar”, afirmou Leitão.
O deputado reforçou ainda que mais importante que nomes é o projeto político. “Esse projeto tem que ser representado por uma pessoa. Nos colocamos à disposição do nosso projeto, independentemente de qualquer situação, e o futuro a Deus pertence”. Questionado para que lado o coração pende, se para o PT ou PSB, Evandro voltou a dizer que deve “avaliar escutando os amigos”, mas não sinalizou ainda por qual caminho seguirá.
Em discurso durante o evento, Evandro disse estar "feliz" e afirmou que o grupo político do senador Cid Gomes e do ministro Camilo Santana (PT) tem um projeto de "fazer política unindo". Luizianne estava sentada na segunda fila, quando Evandro a mencionou e ofereceu a mão para um cumprimento.
A deputada aceitou o aperto de mão e agradeceu o apoio dos presentes. "Nós acreditamos naquele projeto criado anos atrás pelo governador Cid Gomes e posteriormente dado continuidade pelo governador Camilo, depois para governadora Izolda, e hoje nós estamos com o governador Elmano", iniciou Evandro.
"Eu acredito, eu faço política porque gosto e amo servir ao povo do meu estado. Hoje eu estou feliz, hoje eu estou feliz, minha cara deputada federal Luizianne Lins, porque fazemos política com união, com P maiúsculo, acreditamos que fazemos diferença na vida das pessoas com ações concretas", seguiu o deputado.
Antes, ele mencionou um "projeto maior" em que, segundo ele, os processos são feitos "não dividindo, mas juntando". "Esse arco que aliança que está escalado no estado do Ceará, um projeto maior, não de nomes, mas um projeto para fazer política pública com P maiúsculo. Hoje aqui, como o João (Campos, prefeito do Recife) falou há pouco, nós fazemos política não dividindo, mas sim juntando", afirmou.
O ato deste sábado reuniu figuras de peso do grupo governista no Ceará, como o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro Camilo, o deputado federal e líder de Lula na Câmara, José Guimarães, o deputado federal Eunício Oliveira (MDB), além de deputados estaduais e federais de PT, PDT, e líderes partidários do PSD, Psol, PV, Rede, PCdoB e outros.
Durante o evento que tornou Eudoro presidente, o PSB filiou pelo menos nove prefeitos, dentre os quais aparecem Vítor Valim (Caucaia), Átila Câmara (Maranguape) e Nezinho (Horizonte). Os gestores Raimundo Lacerda Filho (Icapuí), Robert Viana Leitão (Mulungu), Nenen Coelho (Novo Oriente); Francisco da Chagas Mendes (Santana do Acaraú), Luiz Alan Pinheiro Martins (Milhã) e Izabella Fernandes (Guaiúba) também se filiaram. (colaboraram Alexia Vieira e Júlia Duarte)