Logo O POVO+
Luizianne reafirma pré-candidatura a prefeita e dá recados ao lado de Evandro
DOM

Luizianne reafirma pré-candidatura a prefeita e dá recados ao lado de Evandro

A ex-prefeita deverá travar disputa interna no PT com Evandro Leitão, deputado estadual que se filiará ao PT nos próximos dias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Plenária do mandato do deputado federal José Guimarães ecoa clima da disputa eleitoral de 2024, com presença dos pré-candidatos Luizianne Lins e Evandro Leitão (Foto: Henrique Araújo/O POVO)
Foto: Henrique Araújo/O POVO Plenária do mandato do deputado federal José Guimarães ecoa clima da disputa eleitoral de 2024, com presença dos pré-candidatos Luizianne Lins e Evandro Leitão

Ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal, Luizianne Lins (PT) reafirmou a intenção de concorrer à Prefeitura pela quinta vez, em 2024. Presente à plenária do mandato do deputado federal José Guimarães (PT), neste sábado, 2, a parlamentar mencionou momentos de dificuldade da história recente do petismo, como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a prisão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2018. E deu recados, ao lado de Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

No decorrer da fala, Luizianne estabeleceu o que seria a diferença entre petistas orgânicos e de ocasião, estes cuja adesão ao partido se deu somente num contexto favorável, quando o PT detém a Presidência da República e o Governo do Ceará. Evandro é cotado à disputa ao Executivo municipal. Está de saída do PDT e é cotado para se filiar ao PT.

"A gente sabe dizer bem onde a gente estava quando passamos as piores dificuldades, a dor e a delícia de governar. Foi 2005 com o mensalão, tivemos 2016 com o golpe contra a presidente Dilma. Eu sei onde nós estávamos. Depois nós tivemos a prisão do Lula. Onde é que essas pessoas estavam quando o Lula estava preso? Tinha gente que queria se desfiliar do PT porque o Lula estava preso e tinha vergonha do Lula. E aí é muito bom ver essa virada de chave que o Brasil deu por causa do povo brasileiro e por causa de cada um que está aqui e nunca desistiu", afirmou Luizianne à militância presente.

Evandro foi líder do governo Camilo Santana (PT) na Alece, tendo assumido a presidência do Parlamento na gestão do ex-governador. Quando a aliança entre PT e PDT foi rompida no Ceará, Evandro tomou o lado de Camilo e do então candidato ao Abolição, hoje governador Elmano de Freitas (PT).  

O nome de Evandro já era inserido em discussões e manifestações sobre a disputa de 2024 quando ele estava no PDT. Ele está em vias de deixar o partido após receber carta de anuência e tem diálogos abertos sobretudo com o PT, legenda para a qual pode migrar.

Caso isso ocorra, ele travará disputa com Luizianne. Desde que deixou a gestão municipal, a prefeita disputou todas as eleições possíveis: 2016 e 2020. Em 2012, o candidato apoiado por ela, Elmano, perdeu para Roberto Cláudio (então no PSB).

Com informações de Henrique Araújo

O que você achou desse conteúdo?