Logo O POVO+
Desafios para popularização dos tokens
Comentar
DOM

Desafios para popularização dos tokens

.
Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

Apesar de o acesso à internet ter alcançado mais de 90% dos domicílios brasileiros no final de 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País ainda enfrenta desigualdades pujantes no âmbito tecnológico. Atrelando o cenário à escassez de educação financeira, os tokens podem ter desafios para se popularizar entre a população.

O interesse dos brasileiros em produtos inovadores tem sido explorado por empresas, inclusive pelo Banco Central por meio da criação do Open Finance, do Pix e do desenvolvimento do Drex - Real Digital -, o que deve fazer o mercado compreender mais o ambiente financeiro digital e também utilizar seus mecanismos tecnológicos.

Segundo o sócio da consultoria de inovação Spiralem, Bruno Diniz, o Brasil precisa, no entanto, vencer as questões relativas à educação financeira, tendo em vista que já existe o interesse em explorar as tecnologias no ambiente econômico. "O problema, muitas vezes, não está na tecnologia, às vezes o problema está no desentendimento da pessoa."

A diretora-executiva da Associação Brasileira das Empresas Tokenizadoras de Ativos e Blockchain (ABToken), Regina Pedroso, enxerga um momento propício à experimentação das novas tecnologias e dos investimentos em educação financeira, para facilitar o acesso de pessoas ao mercado financeiro tokenizado e até evitar golpes.

A qualificação profissional é outro ponto que precisa ser considerado, já que há escassez de mão de obra para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à tokenização. "A gente tem uma escassez de mão de obra para o desenvolvimento dessa tecnologia. (...) Isso é um ponto crítico, então a gente precisa formar uma geração de jovens habilitados a trabalhar com essa tecnologia e com essa nova linguagem."

O que você achou desse conteúdo?