Logo O POVO+
Chapada do Araripe, no Ceará, vai virar jogo
DOM

Chapada do Araripe, no Ceará, vai virar jogo

.
Edição Impressa
Tipo Notícia

Em meio a um mercado atribulado, a comunidade científica busca se reunir em iniciativas que prezem pela mescla de criatividade, inovação, ensino lúdico e usos terapêuticos dos boardgames. O principal papel assumido pelos centros de pesquisa no tema ao redor do Brasil é o fomento a este universo em expansão.

Quem entende bem disso é o professor Glaudiney Mendonça, do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC. Ele orienta desde 2012 o Igrejota (Incrível Grupo de Estudos de Jogos de Tabuleiro), projeto que se dedica a auxiliar qualquer pessoa que sonha em desenvolver seu próprio jogo.

Glaudiney explica que o grupo recebe todo tipo de iniciativa, desde um professor de biologia querendo desenvolver um cardgame sobre genética até designers em busca de consultoria para lançar seus próprios títulos enquanto projetos comerciais.

Um dos exemplos é Reinos e Relíquias: Entre Luz e Trevas , jogo criado pelo cearense Bruno Teixeira Maia e publicado em 2015, por meio de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse e que foi orientado pela iniciativa do Igrejota.

Agora, o Igrejota está trabalhando em jogos sobre a Chapada do Araripe, acidente geográfico e sítio paleontológico da região do Cariri, no Ceará. O objetivo é ajudar na candidatura da chapada para se tornar Patrimônio Mundial Natural e Cultural da Humanidade, processo que ocorre na Unesco a pedido do Brasil.

A iniciativa do jogo é em colaboração com a pesquisadora e professora Andréa Pinheiro, que já produziu outras mídias sobre a chapada. "A gente quer que o jogo traga um conhecimento maior sobre a Chapada do Araripe e sobre o processo para ser reconhecido como patrimônio"

Devido ao grande número de aspectos do sítio arqueológico, o professor comenta que as possibilidades são inúmeras e, por isso, o grupo deve desenvolver mais de um título. "Vamos fazer vários, porque é muito conteúdo. Se colocar tudo no mesmo jogo vai ficar muito complicado e talvez muito poluído. Provavelmente a primeira coisa que vamos utilizar é a questão dos sítios arqueológicos, dos fósseis e dos dinossauros. E depois pensamos em outras possibilidades."

O que você achou desse conteúdo?