Apesar do crescimento expressivo na abertura de pequenos negócios, a permanência ainda se apresenta como um obstáculo para os empreendedores, conforme explica o pesquisador do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste do FGV Ibre, João Mário de França.
"A taxa de mortalidade nesse setor é muito significativa. Então, não só devemos valorizar a criação de novos negócios, mas também preparar melhor esses microempreendedores para que de fato prosperem, e não fiquem rapidamente decaindo e fechando logo no primeiro ou no segundo ano de vida."
Entre os desafios apontados pelo economista estão a questão do acesso ao capital, o problema da taxa de juros (14,25% ao ano), a instabilidade política e econômica.
Além disso, explica haver uma resistência a inovações, assim como uma falta de preparo, pois muitos não têm o conhecimento necessário de gestão para lidar com questões, por exemplo, financeiras ou de alta concorrência.
Assim, João Mário de França pontua que o investimento em marketing é essencial para a empresa ficar conhecida. "É importante ter algum canal de comunicação, até as próprias redes sociais, participar de mentorias, formações, treinamentos. Quanto mais esse empreendedor conhecer o seu negócio, sobre como trabalhar com questões financeiras, melhor para ele."
Na esfera municipal, por exemplo, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Fortaleza, Antonio José Mota, destaca a frente e empreendedorismo e sustentabilidade.
"O núcleo desenvolve ações de incentivo as economias solidária e criativa, a formalização dos negócios, a capacitação gerencial e consultoria, além da criação de novos espaços e oportunidades para os pequenos empreendedores negociarem os produtos."
Já na pasta estadual, o secretário Domingos Filho afirma que atuam em três frentes principais: capacitação, acesso a mercado e apoio técnico.
"Estamos incentivando o uso de dados estratégicos para entender os setores mais promissores e os que enfrentam maiores dificuldades. Isso nos permite atuar de forma mais dirigida, promovendo políticas específicas para reduzir a mortalidade precoce das empresas e impulsionar aquelas com maior potencial de crescimento."