Logo O POVO+
Fortaleza faz mais um Dia D de vacinação e quer bater meta de 400 mil animais vacinados
Comentar
DOM

Fortaleza faz mais um Dia D de vacinação e quer bater meta de 400 mil animais vacinados

|Antirrábica| A Cidade já vacinou 305.168 animais e busca atingir a meta até 22 de dezembro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
DIA D de vacinação Antirrábica aconteceu no sábado, 29 (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA DIA D de vacinação Antirrábica aconteceu no sábado, 29

O 3º Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, realizado na Praça Ari de Sá nesse sábado, 29, integrou os 61 pontos de imunização distribuídos pelas Regionais de Saúde 1, 3 e 5 de Fortaleza. Na Praça, música, faixa informativa e distribuição de pequenos pacotes de ração ajudaram a atrair tutores e moradores que passavam.

A Capital registra 305.168 animais imunizados e segue em busca da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população canina. A expectativa do Município é chegar a 400 mil animais vacinados até o fim da campanha, em 22 de dezembro.

Alguns chegaram por acaso, como Regina Lúcia, de 54 anos, que viu a movimentação enquanto fazia caminhada e aproveitou para vacinar a cachorra Lili. “É muito importante deixar as vacinas em dia, pela proteção do animal e da gente”, diz.

Moradores do entorno também elogiaram a iniciativa. Karine Vasconcelos levou os dois cães da família e a gata de estimação em viagens diferentes para evitar o estresse. Já o jovem Gabriel dos Santos, 16, buscou informações pela internet e levou o filhote Bily, de quatro meses. Para ele, ações assim revitalizam a Praça e ajudam animais abandonados.

Durante a manhã, a equipe também precisou conter um dos cães trazidos por um tutor. O animal foi segurado por três agentes e colocou focinheira para a vacinação ser feita de forma segura.

A ação contemplou ainda animais em situação de rua, pois havia três cães circulando na Praça e dois foram capturados e vacinados pela equipe.

 

O coordenador de Vigilância e Saúde de Fortaleza, Josete Malheiro, ressaltou que a campanha adota estratégias diferenciadas para alcançar um maior número de animais, como distribuição de brindes, vacinação porta a porta e envio de equipes móveis para casas de tutores com dificuldades de locomoção ou que tenham vários animais.

Ele explica ainda que, devido ao tamanho de Fortaleza, o mutirão de vacinação foi organizado em duas grandes áreas: o setor Oeste, que concentra as regionais ímpares, e o setor Leste, formado pelas regionais pares.

“Quando a cidade é muito grande, fazer apenas um 'Dia D' gera muito estresse. Com essa divisão, damos melhores condições à equipe e garantimos que a população tenha outras oportunidades. Se alguém viajou, estava doente ou o animal não estava bem, agora consegue participar”, afirma.

 

Nas duas primeiras etapas deste ano, foram vacinados mais de 120 mil animais em outubro e cerca de 95 mil em novembro.

A médica veterinária Camila Campos explica que a imunização pode ser feita em animais a partir de três meses de idade. Ela reforçou que fêmeas gestantes também podem ser vacinadas, não havendo contraindicação.

“O mais importante é evitar situações de estresse. O tutor pode observar horários mais tranquilos ou conversar com a equipe para verificar a possibilidade de vacinação domiciliar quando houver necessidade”, orienta.

 

O que você achou desse conteúdo?