Átila Varela
ENVIADO A SÃO PAULO*atilavarela@opovo.com.br
A Oi busca estratégias para evitar uma eventual intervenção do Governo Federal na companhia. De acordo com Bernardo Winik, diretor de Varejo da Oi, a melhoria da operação dos serviços ofertados pela empresa é a alternativa mais viável. Ontem, a empresa lançou, em São Paulo, o novo portfólio de produtos com foco na telefonia móvel.
[SAIBAMAIS]“Do ponto de vista operacional, não queremos dar motivo nenhum para fazer qualquer tipo de intervenção. Começamos o processo de recuperação judicial há nove meses. E no varejo não vemos debandada dos clientes da Oi”, explica o executivo.
Segundo ele, o varejo não está preocupado com o tema no momento. “A preocupação das empresas está no serviço. Você não vê nenhum cancelamento de contrato (com bancos e operadoras de cartão de crédito). Operamos normalmente com os clientes”, disse. A empresa também espera ampliar o mix de serviços digitais. “A Oi ainda tem uma grande base de telefonia fixa, mas toda vez que a gente adiciona banda larga, tevê por assinatura e telefone móvel nós conseguimos reduzir a queda de clientes. Com essa estratégia de convergência nós conseguimos reduzir em quase 50% essa queda”, avalia.
[QUOTE1]A companhia também descarta uma eventual remoção da infraestrutura em localidades que dependem exclusivamente dos serviços da operadora. E a formulação da Medida Provisória (MP) de amparo legal pelo Governo Federal é vista com naturalidade e não coloca em risco o serviço prestado aos clientes e à cadeia do setor de telecomunicações.
A perspectiva é que a companhia invista R$ 5 bilhões em expansão de rede no País em 2017, mesmo montante empregado no ano passado. Atualmente a dívida da Oi com credores é de R$ 65 bilhões. R$ 20,2 bilhões são referentes a multas e pendências tributárias.
No Ceará
No Ceará, a empresa possui cerca de 4,5 milhões de clientes contratantes de serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga fixa e móvel e TV por assinatura e cobertura de 3.100 localidades no Estado. A empresa esclarece que o atendimento contempla regiões a partir de 100 habitantes. Ao todo, a companhia aportou mais de R$ 104 milhões no estado em 2016. Oferece cobertura 4G nas cidades de Caucaia, Crato, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Sobral. Nos municípios cearenses de Deputado Irapuan Pinheiro e Abaiara, a Oi é única operadora, assim como em cerca de 2 mil cidades brasileiras.
Os novos serviços ofertados pela Oi contemplam a troca de pacotes de voz por dados para clientes dos segmentos pré-pago e controle. O pedido pode ser feito por meio do autoatendimento da empresa via telefone, aplicativo (Google Play e Apple Store) ou pela web. A modalidade de substituição também é válida para quem quiser trocar dados por voz. O objetivo do modelo é proporcionar mais autonomia para o cliente. “O cliente não fica mais preso a um pacote de dados”, explica Winik. Ressalta que o novo serviço abrange os planos Oi livre e Oi Mais Controle.
No caso do Oi Livre, o consumidor pode acumular benefícios de voz, dados e SMS que não foram utilizados quando fizer uma nova recarga em até 24 horas após o término de validade do pacote. Para ambos os planos, a empresa também concede opção de usar minutos para falar com outras operadoras ou ter mais minutos para ligações entre celular e fixo da Oi.
* O jornalista viajou a convite da Oi
Saiba mais
No Oi Live, a operadora oferece 500 minutos de internet, 300 SMS e 150 minutos para falar com qualquer operadora ou por 3 mil minutos entre celular e fixo da Oi. A validade é de 10 dias. Se o cliente fizer uma recarga de R$ 20, recebe proporcionalmente 1 gigabyte (GB), 600 SMS, 300 minutos para falar com qualquer operadora ou 6 mil minutos para ligações entre celular e fixo da Oi.
No Oi Controle Básico, a franquia é de 1,5 GB e 4G de internet. As ligações são ilimitadas para celulares da operadora em todo o País, 15 minutos para outras operadoras, SMS ilimitado para Oi, 500 mensagens de texto para operadoras diversas e acesso à rede Oi WiFi.