O empreendimento Apodi, de geração de energia solar, localizado em Quixeré, no Ceará, distante 176 quilômetros de Fortaleza, começou a ser implantado e até o final deste mês tem início as obras. O investimento total do projeto é estimado em US$ 215 milhões ou R$ 677 milhões. Com capacidade de 162 megawatts (MW), o projeto Apodi é a primeira incursão da Statoil na energia solar no Brasil, que pretende, a partir de agora, investir junto com a Scatec no País.
As empresas norueguesas Scatec Solar e a Statoil anunciaram ontem a criação de uma joint venture (50/50) para construção e operação de plantas solares de grande escala no Brasil. A meta com a união das duas é se tornar um competidor significativo no mercado solar brasileiro, além da parceria no projeto Apodi.
O presidente da Scatec Solar no Brasil, Marcelo Taulois, destaca que está tudo pronto para dar início a construção da planta do Ceará que ficará pronta em outubro do próximo ano. “O projeto Apodi é âncora da Statoil que tem grande apetite de crescimento”, comenta, ressaltando que a Scatec tem como característica importante desenvolver, executar e operar o projeto durante 20 anos. Marcelo conta que todos os fornecedores já estão contratados e o licenciamento ambiental (licença prévia) acertados.