Pelo sexto ano consecutivo, a rede Pague Menos figura em terceiro colocado na categoria maior faturamento no varejo farmacêutico. A primeira posição ficou com a Raia Drogasil, que chegou ao Ceará no ano passado. Em segundo lugar, a Drogaria Pacheco São Paulo vem se destacando desde 2011. As Farmácias São João ocupam o quarto lugar.
Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que congrega as principais empresas de varejo farmacêutico nacional e concentra 41,6% das vendas de medicamentos no País. O estudo avaliou o desempenho em 2017 nos quesitos de vendas, atendimentos, quantidade de pontos de venda e faturamento por loja.
Em relação ao número de atendimentos de clientes e pontos de vendas, as quatro maiores varejistas reproduzem classificações idênticas no quesito de faturamento. Os dados foram compilados pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).
A BR Pharma caiu de sexto para o 13º lugar, em relação ao faturamento; e da quarta para a 11ª posição, em número de atendimentos. “A venda das bandeiras do grupo impactou diretamente na receita”, explica Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.
No faturamento por lojas, as maiores redes não lideram o ranking. A primeira colocação fica com a Drogaria Venâncio (RJ), seguida da Drogaria Araujo (MG) e da A Nossa Drogaria (RJ) – cujas posições permanecem inalteradas desde 2015. Neste quesito, a Pague Menos ocupa o sétimo lugar.
O levantamento da Abrafarma ainda destaca o crescimento em faturamento da rede Extrafarma, que subiu da sétima para a sexta colocação. A Panvel permanece como a quinta rede em número de lojas, mas saltou do oitavo para o sexto lugar em atendimentos.
ESTUDO
Avaliação de 2017 foi nos quesitos vendas, atendimentos, quantidade lojas e faturamento por unidade.
CONHEÇA
ABRAFARMA
Em 31 de dezembro de 2017, as 25 redes associadas à Abrafarma tinham 7.240 mil lojas em todos os estados brasileiros mais Distrito Federal, e realizaram mais de 885 milhões de atendimentos.