Logo O POVO+
Shoppings planejam expansão em Juazeiro
Economia

Shoppings planejam expansão em Juazeiro

| Comércio | Segundo a Abrasce, 3% dos shoppings têm obras de expansão dos espaços físicos em andamento, enquanto outros 13% esperam expandir nos próximos dois anos.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Praça de alimentação do Shopping Cariri, que prevê expansão (Foto:  Camila de Almeida/O POVO)
Foto: Camila de Almeida/O POVO Praça de alimentação do Shopping Cariri, que prevê expansão

Disposto a acompanhar o ambiente de negócios que se consolida em Juazeiro do Norte, o shopping Cariri Garden, do grupo Tenco, deve retomar estudo para expansão ainda este ano. O empreendimento também se prepara para abrir três novas lojas em abril próximo. São elas: Nagem, Ice Clean e Mioche. Ataina Ferreira, gerente de vendas e marketing da empresa, diz que a primeira ampliação já preparou uma estrutura para novas modificações.

"Quando a gente fez a expansão, em 2012, o shopping já foi construído para uma segunda etapa. Hoje, a gente tem um shopping pronto para uma segunda expansão", explica. O empreendimento passou de 85 para 142 lojas. Atualmente, são mais 25 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e taxa de vacância de 4% (percentual não locado em relação a área total disponível para locação). Ela pondera que o cenário econômico de 2018 conteve os planos de novos investimentos.

"A partir de 2019, o cenário mudou e é bem provável que a gente volte com esses estudos", afirma, lembrando que ainda não há definições. Para Ataina, a ambiência de Juazeiro tem atraído novos investidores. "São marcas maiores que estão de olho em Juazeiro. Temos algumas âncoras que ainda não estão na região e querem vir, lojas maiores de 1.000 metros. Não existe estudo para uma nova expansão formatado. No caso dela acontecer, esses eles serão refeitos", mede.

Entre as marcas que estão na carteira da empresa estão Calvin Klein, Aramis e Pizza Hut. Maior polo econômico no Cariri cearense, Juazeiro do Norte se prepara para se tornar uma 'smart city' (cidade inteligente). O conceito baseia-se no uso de tecnologias e soluções para integrar e otimizar as operações municipais, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Além disso, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes recebe 12 voos diários regulares.

O Garden é o único shopping de Juazeiro. Este ano, no entanto, será inaugurado o La Plaza Mall, com 40 lojas e praça de alimentação. Outro empreendimento que chegará ao município é o Hotel Nord Class, da rede paraibana Nord, em março deste ano. Serão 88 apartamentos, quatro suítes, piscinas, espaço fitness e centro de convenções em formato teatro, com capacidade para 400 pessoas.

Mário Monteiro, economista e sócio da Reinfra, lembra que Juazeiro em atrativos por ser uma cidade universitária e forte presença do turismo religioso. "Em função disso, tem uma relevância na economia na medida que tem um mercado consumidor para implantar uma série de atividades", explica.

Ele destaca que há também uma inclinação de interiorização dos negócios. "O shopping acompanha a evolução e vai para onde já existe mercado", diz. "A gente tem tem essa tendência de interiorização até´por conta de uma mudança no comportamento", avalia.

Outra cidade que receberá novo shopping será Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Conforme antecipado pelo blog Jocélio Leal, as obras começam este ano. O estabelecimento terá 35 mil m2 de ABL na primeira fase e deve chegar os 43 mil m2 na segunda etapa.O projeto é da Simpex Simpex a FCG PAR (Fernando Cirino Gurgel) e Normatel.

Para este ano, devem abrir 15 novos shoppings no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No ano passado, foram abertos 14, totalizando 563 unidades em operação no País. Em 2018, estavam previstas 23 inaugurações, mas parte disso foi adiada ou até mesmo cancelada em função dos solavancos da economia e do replanejamento dos empreendedores.

Os shoppings em funcionamento totalizam 16,3 milhões de m2 de área bruta locável (ABL) para lojistas. Esse patamar deve ser ampliado em 380 mil m2 em 2019, considerando a chegada de novos empreendimentos e a expansão das unidades já em operação. Segundo a Abrasce, 3% dos shoppings têm obras de expansão dos espaços físicos em andamento, enquanto outros 13% esperam se expandir nos próximos dois anos.

As vendas nos shopping centers do País devem crescer 7,0% em 2019. Se a projeção for confirmada, representará uma aceleração no ritmo de vendas do setor.

O que você achou desse conteúdo?