Em recuperação judicial, com uma dívida que pode chegar a R$ 500 milhões, a Avianca informou que a situação não deve afetar os consumidores. Segundo a companhia, os clientes com bilhetes comprados para Nova York, Miami e Santiago, destinos que foram descontinuados, estão sendo contatados em ordem cronológica.
"Os passageiros podem solicitar o reembolso integral do valor pago na tarifa - quem escolhe o estorno é ressarcido em até sete dias, respeitando a resolução 400 da ANAC - ou, ainda, optar por serem realocados em voos de outras empresas", diz em nota ao O POVO.
Procurada, a Anac disse que continua acompanhando com atenção a situação operacional da Avianca. "Sempre em constante vigilância quanto ao cumprimento dos requisitos de segurança exigidos nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Aeronáutica (RBAC) e os deveres de prestação de serviço aos passageiros".
Ressaltou ainda que a reacomodação será em voos próprios ou de outras empresas, em primeira oportunidade, quando disponíveis, e o reembolso será integral.
A descontinuação dos voos entrou em vigor ontem. Para esclarecer as dúvidas dos consumidores, a empresa disponibilizou em seu site uma página com perguntas e respostas sobre os voos que serão descontinuados: https://bit.ly/2Sxvz3y.