Os clientes de bancos podem encontrar boas justificativas para contratar o serviço de antecipação do 13º salário. Além dos juros que variam entre 1,79% até 4,59% ao mês, o crédito é concedido de forma rápida pelas financeiras, até dois dias o crédito já está na conta. Mas há a alternativa das fintechs (startups do sistema financeiro)
"Se o contratante estiver precisando do valor com urgência, gasto extraordinário, aí se obriga a fazer essa antecipação. Sempre deixando claro quais são as linhas de crédito que o mercado está oferecendo para conseguir um crédito mais barato", explica o consultor empresarial e diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), Cláudio Gonçalves.
Ele ainda elenca dois casos em que a antecipação faz sentido. Para amortizar uma dívida mais cara, em que o cliente deixa de pagar um valor com juros maiores incidindo, ou investir em uma oportunidade com retorno maior do que o custo a ser pago. "É o fator decisório para levar em consideração quando realizar uma antecipação de 13º salário", complementa.
O assessor de investimentos Elísio Medeiros acrescenta que uma opção são os créditos facilitados oferecidos pelas fintechs. Elas emprestam dinheiro com aprovação de crédito rápida e juros girando em torno de 1,5% a 2% ao mês.
"As fintechs estão entrando nesse mercado e tendo uma procura muito grande pelas condições de aprovação e juros baixos", analisa.