O grupo espanhol Globalia vai abrir filial da empresa Air Europa no Brasil e dobrará número de voos no País até 2020. A expectativa é que o maior movimento de viajantes injete R$ 1,6 bilhão a mais por ano na economia brasileira. A confirmação veio por meio do Ministério do Turismo. No Ceará, a companhia já vai passar a operar, a partir de dezembro deste ano, voos entre a Fortaleza e Madri, conforme foi confirmado pelo titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Filho, em 26 de abril deste ano. Serão dois voos semanais ligando a capital Cearense à cidade espanhola.
O anúncio das operações no Estado deverá ser feito oficialmente no fim deste mês Espanha e contará com a presença do governador Camilo Santana, além de representantes do grupo Globalia, responsável pela companhia.
Em relação ao investimento no País, a pasta do Governo Federal informa, por meio de note, que "na primeira missão internacional para fora da América do Sul, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, convenceu os executivos do grupo Globalia a ampliar os investimentos no Brasil". Acrescentou ainda que, no portfólio para a atração da empresa, foram apresentadas, na reunião em Madri (Espanha), oportunidades em hotelaria, aviação civil e entretenimento.
O ministro ainda destacou que o País vive um novo momento mais favorável ao investidor e empresas internacionais de transporte aéreo podem operar trechos domésticos desde que abram filiais no Brasil.
"Temos um mercado altamente atrativo e precisamos aumentar a conectividade aérea para o turismo se desenvolver no país", disse o ministro, em nota. "Temos acompanhado com muito interesse os movimentos do novo governo brasileiro. O País tem um enorme potencial turístico, muitas ações por fazer", comentou Javier Hidalgo, presidente do grupo Globalia, um dos maiores conglomerados de turismo da Europa, com mais de 15 mil funcionários. A Air Europa, uma das empresas do grupo, atualmente dispõe de 18 voos semanais ligando a Europa ao Brasil.
Encontro
O ministro se reuniu com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) - agência de turismo da ONU -, Zurab Pololikashuili. No encontro ficou acertado que o Brasil vai sediar três competições de inovação em turismo.