Logo O POVO+
Ônibus movido a biogás segue sem data definida
Economia

Ônibus movido a biogás segue sem data definida

Em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em novembro de 2018, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza), anunciou o interesse em executar um projeto-piloto de implantação de ônibus movido a biogás, combustível gerado a partir da fermentação de material orgânico vegetal ou animal. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), pasta responsável pelo planejamento, e a GNR Fortaleza informaram que está sendo realizado estudo de viabilidade econômica e técnica, sem dar detalhes de datas.

De acordo com Pedro Felipe Silvino, professor do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza é um dos grandes centros urbanos que poderiam se beneficiar com a produção de biogás. De acordo com ele, o aterro sanitário localizado em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem grande potencial para a geração do biocombustível, dada a grande liberação de metano no local. "O biometano é semelhante ao gás natural vindo da refinaria, mas com características mais ambientais, pois possui queima mais eficiente que gasolina e diesel, emitindo menos poluentes", destaca.

O pesquisador acrescenta que os gases necessários para a produção de biogás também podem ser encontrados em redes de esgoto e estações de tratamento. Silvino avalia que essa é uma das principais alternativas de barateamento de combustíveis e que, pela falta de investimento, acaba sendo desprezada. "Produzimos muito lixo, que, por sua vez, gera gases que podem ser aproveitados a partir de processos químicos para a produção de combustíveis de qualidade e mais baratos que a gasolina".

O que você achou desse conteúdo?