Logo O POVO+
O custo Brasil afasta investimentos
Economia

O custo Brasil afasta investimentos

Edição Impressa
Tipo Notícia

José Maria Porto, economista e consultor empresarial, explica que a alta carga tributária afasta os empresários. "É a questão do custo Brasil. Eu vejo que o Brasil não se torna competitivo apesar de ter uma demanda reprimida. Torna-se um País um caro", avalia.

De 2008 até 2015, a carga encolheu aproximadamente 1,92% do PIB. Esse quadro, porém, se inverteu. A partir de 2016, até 2018, houve um avanço dos impostos de 2,23% do PIB - sendo a maior parte no último ano.

Segundo José Roberto Afonso, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), os resultados de 2016 e 2017 foram sustentados por fatores atípicos, como as receitas de royalties do petróleo, que foram puxadas pela trajetória expansiva do preço do petróleo no mercado internacional.

Em 2018, porém, além dos fatores extraordinários, observou-se que tributos tradicionais, como Imposto de Renda, PIS/Cofins e ICMS tiveram desempenho atípico para uma fase de baixo crescimento.

Se não há motivos ligados à atividade econômica para explicar esse comportamento, o mais razoável é assumir que houve uma combinação de recuperação localizada, com maior esforço de recolhimento pelos governos (aumento de alíquotas, como a dos combustíveis, e fiscalização). (Com Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?