Logo O POVO+
Aeroporto de Fortaleza terá cara nova ainda neste ano
Economia

Aeroporto de Fortaleza terá cara nova ainda neste ano

A projeção é do gerente de operações da Fraport, Alan Veras. Esta semana começa a intervenção nas pistas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: )
Foto:

Com 85% das obras concluídas, as modificações no Aeroporto Internacional de Fortaleza, Pinto Martins, devem ser entregues antes de maio de 2020, prazo contratual estipulado na concessão pela Agência Nacional de Aviação (ANAC). A projeção é do diretor de Operações da Fraport em Fortaleza, Alan Veras, que assegura que as principais intervenções estarão concluídas ainda neste ano.

"Estamos trabalhando fortemente para entregar neste ano ainda. A ideia é que de novembro para dezembro já esteja com a "cara" do novo aeroporto. Vamos ter, provavelmente, uma nova sala de embarque já em novembro", afirmou Alan Veras, durante palestra realizada no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Nesta semana, entre hoje a 23, a pista do aeroporto estará fechada para pousos e decolagens nos horários das 5h24min às 10h23min. De acordo com a Fraport, para viabilizar a obra, a atividade foi coordenada antecipadamente com as companhias aéreas para ajustarem o cronograma dos voos de forma a não impactar os passageiros. Nos demais horários, os pousos e decolagens seguem normalmente.

Alan Veras explica que a próxima grande área a ser entregue será a passarela que sai do novo espaço de check-in, em outubro. Hoje os passageiros, ao saírem da escada rolante, precisam fazer um desvio à direita para ter acesso ao embarque.

>>Veja especial sobre aviação no Ceará

Nos próximos meses começa também a ser feita a reforma dos banheiros da parte antiga do aeroporto para adequá-lo ao padrão atual, mais amplo e com melhor iluminação. A entrega está prevista entre o fim do ano e o início do próximo.

Já a praça de alimentação e de conveniência, hoje com 80 lojas, deve chegar a 120. Dentre as marcas a chegar, a rede McDonald's é a próxima a aportar, em setembro ou outubro. A nova sala de embarque e salas vips também terão mais pontos de vendas. Os contratos estão em negociação. "As lojas vão entrando gradualmente a partir do último trimestre do ano até a entrega final", afirma o gerente de Operações.

De modo geral, as mudanças no equipamento vêm avançando a um ritmo de mais de 10% por mês. Ele reforça que mesmo com os transtornos de fazer intervenções com o aeroporto funcionando e com o volume de passageiros crescendo - de 2017 para 2018, houve alta de 11,5% e neste primeiro semestre o número de turistas internacionais mais que dobrou em relação ao semestre anterior - a Fraport tem conseguido melhorar os indicadores de satisfação de cliente.

A última pesquisa do Ministério de Infraestrutura, do 2º trimestre deste ano, mostra que no quesito satisfação geral do passageiro, categoria de 5 a 15 milhões de viajantes por ano, o Pinto Martins está com nota 4,24, ocupando a terceira pior colocação. No Nordeste, perde para o de Recife (PE) e está à frente do de Salvador (BA), com 4,06. Há um ano, nesta mesma comparação, o Aeroporto de Fortaleza era o pior da categoria com nota 4,23. "Apesar das obras também conseguimos ser o oitavo mais pontual dentre mais de 200 aeroportos", ressalta.

Evolução das obras do Pinto Martins

2019

- MAIO: ampliação do acesso ao embarque internacional (aumento de espaço no controle de segurança e de passaporte).

- MAIO: abertura do novo viaduto do aeroporto que liga a av. Senador Carlos Jereissati ao piso de desembarque.

- JUNHO: ampliação da sala de embarque e desembarque internacional, além de novos sanitários, balcões de imigração mais modernos, nova esteira de bagagem - com tecnologia de padrão internacional - e novos elevadores.

- JUNHO: abertura da via de acesso ao novo piso de check-in.

- Junho: nova área de check-in doméstico e internacional.

- JULHO: novo fluxo para passageiros em desembarque doméstico.

- JULHO: novo local (saída) para o desembarque doméstico, no mesmo piso do atual.

- JULHO: novo fluxo de conexão doméstica x internacional.

PRÓXIMAS ENTREGAS:

PASSARELA interna que auxiliará o fluxo dos passageiros, do check-in até a área de embarque.

PÍER (que abrigará novas pontes de embarque doméstico).

NOVAS (duas) esteiras de bagagem dupla.

NOVOS banheiros no desembarque doméstico, incluindo ostomizado.

IMPLANTAÇÃO DO BCBP (BAR CODED BOARDING PASS) - sistema que permite leitura automática dos cartões de embarque para voos domésticos e internacionais.

E-GATES - controle de passaporte eletrônico no canal internacional de entrada e saída do País.

NOVO LOCAL para o desembarque internacional, no mesmo piso do atual.

NOVO ESTACIONAMENTO de passageiros e novos bolsões de táxi.

ATÉ DEZEMBRO/2020: expansão da pista.

ATUAL ESTÁGIO: 85% das obras concluídas. Fruto de um investimento de R$ 1 bilhão.

Fonte: Fraport Fortaleza

Passageiro

Para este ano, a Fraport projeta mais 7 milhões de passageiros, mesmo com a saída da Avianca e o cancelamento de voos da Gol em função da suspensão do Boeing 737 Max.

O que você achou desse conteúdo?