A Servtec, empresa de origem cearense, se uniu à norte-americana Franklin Templeton Investiments em uma joint venture que pretende investir R$ 2 bilhões na geração de energia renovável no Brasil. Pedro Fiuza, CEO da Servtec, explica que a estratégia consiste na criação de uma holding, composta por diversos investidores, para administrar uma carteira de ativos de energia limpa. O modelo é diferente do adotado até então pela empresa, que compunha sociedades diferentes para cada projeto. "O fato de estar numa mesma holding nos permite ter maior eficiência". Quatro ativos já integram a plataforma, na qual predominam investidores estrangeiros, sendo o principal deles um fundo de pensão australiano. O próximo passo é incorporar ativos de geração distribuída. "Muito provavelmente daqui a sete ou oito anos vamos listar essa companhia ou vender para um player estratégico", projeta Pedro.
Roberto Cláudio acompanha planos da gestão com secretariado
O prefeito Roberto Cláudio (PDT) comandou, no Teatro São José, o terceiro encontro com os secretários municipais para acompanhar as demandas de ações e projetos para Fortaleza nos anos de 2019 e 2020. Além dos representantes das pastas, o evento contou com a participação de servidores e agentes da cidadania, que representaram os usuários dos serviços públicos. Houve também palestra do jornalista e consultor Clóvis de Barros Filho, que falou sobre ética, moral e filosofia.
50 anos
A Servtec completa 50 anos, com os últimos 20 anos dedicados à geração de energia. São quase mil megawatts e quase US$ 1 bilhão em investimentos. Além de energias renováveis, a empresa tem duas termelétricas. Uma delas está no Amazonas, outra no Maranhão, usina cuja capacidade abasteceria toda a ilha de São Luís. Pedro Fiuza diz que a Servtec continuará investindo em térmicas, importantes para a segurança energética do País. Os projetos, no entanto, não farão parte da holding composta em parceria com a Franklin Templeton.
Sinduscon
Com o intuito de desenvolver a indústria da construção civil cearense e buscar continuamente por inovação no setor, o Sinduscon lança a 2ª edição Prêmio Destaque BIM. A iniciativa abrange o Estado e se propõe a fomentar a adoção da Modelação da Informação da Construção (BIM), a partir da disseminação de boas práticas e do estímulo ao ensino e à pesquisa na área. A premiação contempla três categorias: Construtora/Contratante, Projetista e Academia. As inscrições vão até o dia 31, pelo site do sindicato ou pelo telefone (85) 3456.4050.
60 mil mudas
A C. Rolim Engenharia distribui 250 mudas de plantas para a população a cada domingo, no projeto Pôr do Sol, na Praia de Iracema. A ação faz parte do compromisso da empresa de uma muda para cada metro quadrado de terreno de suas obras. Além disso, a construtora tem ações nas escolas e faz o plantio de árvores em calçadas revitalizadas pelo Município. Ao todo, foram 60 mil mudas desde 2009. "O empresário tem que sair do muro da empresa, fazer além dos limites da sua obra. A gente trabalha com a cidade e precisa contribuir com ela", afirma Ticiana Rolim Queiroz, diretora da empresa.