Do pioneirismo na importação da marca Jeep, da Willys-Overland, no Ceará, passando pelo primeiro frigorífico industrial e primeira cervejaria do Estado, à líder nacional nos segmentos de farinha de trigo e de mistura para bolos e a segunda maior empresa nacional de massas alimentícias. O grupo cearense J. Macêdo completa hoje 80 anos de operações, comemorando várias conquistas.
A empresa, que soma hoje mais de 3 mil colaboradores e faturamento bruto anual de R$ 2 bilhões em 2018, obteve crescimento de 23,3% na receita líquida do segundo trimestre deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado. Porém, é nas possibilidades que devem se abrir quando a retomada da economia acelerar que mira o presidente do conselho de administração da holding J.Macêdo S/A Comércio, administração e Participações (Concap), Roberto Macêdo.
"Não foi fácil, tivemos que nos preparar para superar as pedras que foram surgindo no caminho nos últimos anos, mas seguimos acreditando que quando a crise passar as oportunidades serão boas e temos que estar prontos para avançar rapidamente e conquistar novas posições de mercado".Nos últimos quatro anos, o grupo vem investiu mais de R$ 500 milhões em aumento da capacidade produtiva, de armazenamento e de distribuição e na modernização tecnológica.
Acompanhar as tendências de consumo é outra aposta, completa Amarílio Macêdo, presidente do conselho administrativo da J. Macêdo S/A, que opera na cadeia do trigo. "Produtos de maior saudabilidade, por exemplo, é uma tendência que vem crescendo. Nós temos empregado muita energia na compreensão e descobertas de novas oportunidades". Ele antecipa, inclusive, que produtos integrais que já fizeram parte do catálogo, podem voltar às prateleiras em breve.
Atualmente, além de liderar a categoria de farinhas de trigo domésticas e de mistura para bolos, também produz, distribui e comercializa produtos nas categorias de massas, sobremesas, biscoitos, fermentos, e refrescos em pó.
Para celebrar os 80 anos de operações será realizado hoje um coquetel comemorativo, para convidados, na Casacor Ceará, no imóvel do Grupo J.Macêdo que foi sede de sua holding corporativa por 25 anos. No local, foi montado o "Espaço J.Macêdo 80 Anos" desenvolvido pela Bravo! Arquitetura Inteligente; a "Biblioteca Paraíso" concebida por Érico Monteiro como uma homenagem aos 100 anos de José Dias de Macêdo, a "Cozinha Dona Benta", criada por Vinícius Ferreira, a "Cozinha de Origem" de Ana Virgínia Furlani.
O evento terá ainda uma homenagem aos 100 anos do patriarca e fundador do grupo, José Dias de Macêdo (1919-2018). Roberto destaca que para além de um empreendedor visionário, outra característica que marcava a personalidade de José Dias era seu aspecto humano. O grupo foi primeira empresa cearense a pagar o 13º salário aos colaboradores antes desse benefício tornar-se obrigação legal em 1962. "Ele sempre dizia que a razão do sucesso era se cercar das melhores pessoas dentro das suas especialidades".