Logo O POVO+
Estudantes mantêm ocupação e reitor segue despachando "à distância"
Economia

Estudantes mantêm ocupação e reitor segue despachando "à distância"

Contrários à nomeação de Cândido Albuquerque pelo presidente Jair Bolsonaro, universitários reclamam de falta de diálogo. Reitor pede urgência em pedido de reintegração de posse
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Oficina de estandartes era realizada nos jardins da reitoria (Foto: Deísa Garcêz / Especial para O POVO)
Foto: Deísa Garcêz / Especial para O POVO Oficina de estandartes era realizada nos jardins da reitoria

Cândido Albuquerque, empossado reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) no mês passado, continua trabalhando para a instituição "à distância", despachando da Casa José de Alencar, em Messejana. Isso porque, desde que foi nomeado para o cargo pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), Cândido encontrou resistência entre estudantes e professores da instituição.

Ontem à tarde, grupo de universitários que ocupa a reitoria da UFC em resistência à nomeação de Cândido fazia oficina de estandarte nos jardins. De acordo com integrantes do grupo, que compõem o Comitê pela Autonomia Universitária, a ocupação tem programação diária de aulas, debates, atos e oficinas — como a que estavam executando. No entanto, "ninguém está sendo impedido de trabalhar", garantiu um dos manifestantes.

Na última quarta-feira, 11, o reitor da UFC solicitou urgência no pedido de reintegração de posse da reitoria da universidade feito por ele mesmo ainda em agosto, quando foi nomeado e os estudantes começaram a ocupação. Segundo o processo, que corre na Justiça, o reitor estaria "sendo impedido de assumir seu gabinete e passar a exercer suas funções".

Thaís Oliveira, 20, estudante de direito, observa ser antipática à atitude de Cândido de pedir reintegração de posse tendo sido ele o candidato menos votado em consulta à comunidade acadêmica que definiu a lista tríplice enviada a Bolsonaro. "A primeira forma de diálogo que ele tem com a comunidade é ação judicial. Ação judicial é coisa que a gente entra na última instância de resolução dos nossos problemas. Não houve contato, conversa com os estudantes", reclamou. "O mais absurdo é querer expulsar alunos e professores de um espaço que é deles, de direito pra ocupar", acrescentou Gabriela Viana, 20, estudante de geografia.

O POVO apurou que, diferentemente do trabalho do reitor, que está sendo feito fora dos muros da universidade, os gabinetes de pró-reitoria estão funcionando com a presença dos novos pró-reitores nomeados por Cândido. Um deles, o professor Augusto Teixeira de Albuquerque, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, disse que, embora Cândido não esteja lá, "estamos trabalhando normal. Vida que segue".

 

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores

Processo

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) entrou com ação judicial na quarta-feira, 11, contra a União, pedindo a suspensão da nomeação de Cândido Albuquerque como reitor da UFC

Nos próximos dias

Programação

13/9 (hoje)

14 horas - Oficina de estandarte

17 horas - "Toca Raul"

17/9 (terça-feira)

Aulas públicas

18/9 (quarta-feira)

Aulas públicas

19/9 (quinta-feira)

Bloco da Cultura Popular

20/9 (sexta-feira)

Manhã - Ato pela Amazônia

Tarde - Debate sobre Amazônia

*A programação está sujeita a alterações

O que você achou desse conteúdo?