Logo O POVO+
Petrobras divulga informações sobre venda da Lubnor, no Ceará
Economia

Petrobras divulga informações sobre venda da Lubnor, no Ceará

| PROGRAMA DE DESINVESTIMENTO |
Edição Impressa
Tipo Notícia
 (Foto: )
Foto:

A Petrobras informou ontem que deu início a etapa de divulgação das oportunidades (teasers) referentes à segunda fase dos processos de venda de ativos em refino e logística associada no País. Além da Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), serão vendidas a Refinaria Gabriel Passos (Regap), a Refinaria Isaac Sabbá (Reman) e a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX).

Há 56 anos instalada no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, a Lubnor possui capacidade de processamento de 8 mil barris/dia, além de ser uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no País a produzir lubrificantes naftênicos.

Conforme matéria publicada pelo O POVO em julho deste ano, após a Petrobras anunciar a venda de oito das 13 refinarias que possui no Brasil, a análise é que, por um lado, a privatização da Lubnor traria fôlego à produção e eficiência de lubrificantes e asfalto, com a entrada de outra empresa. Por outro, há a possibilidade de eliminar 8 mil postos de trabalho da Petrobras no Estado, mas contratação quando da instalação de novos investidores que se aproveitem da cadeia do petróleo.

Quanto à Regap, a unidade fica localizada no município de Betim (MG), possui capacidade de processamento de 166 mil barris/dia (7% da capacidade total de refino de petróleo do Brasil) e seus ativos incluem um conjunto de dutos com mais de 720 Km.

De Manaus (AM), a Reman possui capacidade de processamento de 46 mil barris/dia e seus ativos incluem um terminal de armazenamento.

Já a SIX, que opera em São Mateus do Sul (PR), possui capacidade instalada de 6 mil barris/dia e seus ativos incluem uma mina em uma das maiores reservas de xisto betuminoso do mundo e uma planta de processamento da rocha. (Com agência Estado)

| LEIA TAMBÉM | 

O que vai mudar no Ceará com a venda da refinaria

Venda de refinarias causa divergências

Petrobras anuncia venda da Lubnor, no Ceará, e outras sete refinarias

CRITÉRIOS

Nos documentos de divulgação de oportunidades, a Petrobras apresenta os critérios para que os potenciais interessados nos ativos possam participar da licitação. A expectativa é de que as oito estejam vendidas até julho de 2021

O que você achou desse conteúdo?