O passageiro que não tiver nenhum tipo de cartão eletrônico de transporte público, mas precisar utilizar os serviços de ônibus em Fortaleza, poderá, em data a ser definida, utilizar uma nova alternativa: um cartão pré-pago. A informação foi apurada por O POVO durante o lançamento do Relatório Anual de Segurança Viária, na manhã de ontem.
"O Sindiônibus vai lançar essa semana um programa onde o próprio motorista vai ter ali um cartão pré-pago. No caso de o usuário chegar ao ônibus e estar sem o Bilhete Único dele, ele poderá comprar o cartão pré-pago diretamente com o motorista e entrar no ônibus", explicou o secretário-executivo da Conservação e dos Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, durante o evento.
A nova opção de pagamento a ser anunciada abrangerá vale-transporte eletrônico, vale eletrônico avulso, carteira de estudante, Bilhete Único, entre outros.
Na manhã de hoje, em uma coletiva de imprensa do Sindiônibus no auditório da entidade, serão anunciadas as novidades do órgãos relacionados à mobilidade de Fortaleza.
Estatísticas de assaltos, uma nova função do aplicativo Meu Ônibus, além da opção para quem precisa pegar o transporte público, mas não possui nenhum dos cartões eletrônicos, são algumas das novidades a serem anunciadas, segundo nota divulgada ontem.
Um delas já pode ser utilizada. O aplicativo Meu Ônibus, além de recarga online de crédito para passagens e informação do tempo de chegada dos ônibus, agora conta com a função de roteirização. Ao digitar um endereço, o app apresenta quais as opções de linhas que levam ao destino de acordo com a localização do usuário e quais as paradas de ônibus mais próximas. O aplicativo também mostra todo o trajeto que o ônibus irá fazer.
As mudanças sobre diferentes formas de pagamento vão ser apresentadas após cenário de recorrentes reclamações de passageiros e conflitos entre motoristas e usuários desde que o pagamento exclusivamente eletrônico passou a vigorar em alguns veículos.
No início do mês, um motorista acionou a Polícia e um passageiro foi retirado de ônibus por não ter crédito no Bilhete Único. Alguns usuários também reclamam do transporte público que não aceita passagem paga em dinheiro após as 22 horas. (Gabriela Feitosa/especial para O POVO).
Cartão
A frota de transporte coletivo com autoatendimento aumentou. Conforme
apurado pelo
O POVO em julho de 2019, 80% das passagens de ônibus são pagas via cartão em Fortaleza.