Logo O POVO+
Nova linha marítima para Espanha e Itália começa a operar no Porto do Pecém
Economia

Nova linha marítima para Espanha e Itália começa a operar no Porto do Pecém

Os principais produtos exportados para a Europa são frutas produzidas no Ceará e em outros estados do Nordeste
Edição Impressa
Tipo Notícia
 Porto do Pecém teve queda de movimentação geral de cargas nos cinco primeiros meses de 2020  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Porto do Pecém teve queda de movimentação geral de cargas nos cinco primeiros meses de 2020

Começou a operar nesta segunda-feira, 23, nova linha marítima do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, para a Espanha e a Itália. Os principais produtos exportados para a Europa são frutas produzidas no Ceará e em outros estados do Nordeste.

A rota é feita na linha Mediterrâneo da MSC - Mediterranean Shipping Company, empresa especializada no transporte marítimo de contêineres. Agora o Porto cearense terá conexão direta com o porto de Valência, na Espanha.

“Com isso abrem-se mais espaços para as nossas frutas e assim nossos fruticultores podem gerar mais emprego e renda”, afirma Danilo Serpa, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Somente na safra 2018/2019 foram transportados pela MSC dois mil contêineres de frutas frescas a partir do Porto do Pecém. Além da nova linha para o mediterrâneo, seguem em operação regular linhas de navegação para Estados Unidos e Norte da Europa. A exportação da safra de frutas 2019/2020 segue até fevereiro do próximo ano.

“Um dia de celebração, pois estamos muito felizes em trazermos essa nova rota para atrair mais cargas para o Porto do Pecém. E assim estimularmos o mercado no segmento das frutas”, acrescenta Daniel Soares, gerente da filial MSC Fortaleza, por meio de nota.

A ideia é que a nova rota supra a demanda crescente dos fruticultores que exportam parte da produção para países da Europa. Principalmente o melão, produzido no Ceará e no Rio Grande do Norte, e a manga e a uva, produzidas no Vale do Rio São Francisco. O embarque dos contêineres foi feito pela operadora APM Terminals e durou aproximadamente cinco horas.

“Estamos constantemente participando de grandes operações e crescendo com toda essa demanda aqui no Porto do Pecém, por isso acomodar um navio com essas dimensões é uma honra pra gente”, disse André Magalhães, gerente Comercial da APM Terminals, também por meio de nota.

O navio MSC Antigua tem 299,18 metros de comprimento e capacidade de armazenar até 8.886 contêineres. E cada contêiner refrigerado pode conservar até 25 toneladas de frutas. “Esse é um serviço muito bom, especialmente para as exportações brasileiras. Por isso é um prazer para nossa equipe operar aqui, onde eu posso ver que há uma equipe profissional de alto nível trabalhando num porto seguro e moderno”, disse Fedir Sukhobrus, comandante do navio MSC Antigua.

Nova rota:

- Valência (9 dias);

- Barcelona (11 dias);

- Genova (13 dias);

- Livorno (15 dias);

- Gioia Tauro (16 dias).

O que você achou desse conteúdo?