Logo O POVO+
Manchas atingem foz do São Francisco, em Alagoas
Economia

Manchas atingem foz do São Francisco, em Alagoas

Edição Impressa
Tipo Notícia
TARTARUGA coberta de óleo encontrada no Titanzinho, em Fortaleza (Foto: Verdeluz/Divulgacao)
Foto: Verdeluz/Divulgacao TARTARUGA coberta de óleo encontrada no Titanzinho, em Fortaleza

A foz do Rio São Francisco, no município de Piaçabucu (Alagoas), foi atingida por mancha de óleo decorrente do derramamento de petróleo cru que vem atingindo praias do litoral do Nordeste há pouco mais de um mês.

Conforme informações do portal UOL, o Ibama constatou que a mancha está fixada em um ponto da areia da praia, a cerca de 150 metros do São Francisco. A Petrobras foi acionada para realizar a limpeza da área e impedir que as manchas se espalhem pelo rio.

Já são 132 pontos ao longo da costa nordestina atingidos pelo petróleo, conforme o mais recente balanço divulgado pelo Ibama, no domingo, 6. Dez desses pontos estão no Ceará: Lagoinha, em Paraipaba; Pontal de Maceió, em Fortim; Sabiaguaba, em Fortaleza; Malhada, em Jijoca de Jericoacoara; dois pontos da Praia de Taíba, em São Gonçalo do Amarante; Paracuru; Prainha, em Aquiraz; Sucatinga e Morro Branco, em Beberibe.

O estado mais atingido, conforme o Ibama, é o Rio Grande do Norte, com 43 locais. Foi em Sergipe, porém, que a maior concentração das manchas surgiu. O estado decretou situação de emergência.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reuniu com ministros e comandantes das Forças Armadas para discutir a questão. Após o encontro, Bolsonaro declarou à imprensa que existe "no radar" um país de onde pode ser proveniente o material. Ele não disse qual seria esse país.

O que você achou desse conteúdo?