O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, projeta um crescimento de 22% na quantidade de turistas internacionais no Ceará, neste ano. De acordo com seus cálculos, mais de 420 mil devem chegar ao Estado até o fim do ano, enquanto em 2018 foram 342 mil.
O titular da Setur falou sobre os números após a reunião com os secretários de turismo do Nordeste. Ele ainda destacou o esforço que faz para promover a Rota Cariri.
A intenção é impulsionar o fluxo turístico da região, melhorando os pontos turísticos e vendendo o produto para operadoras. Ele também fala que aguarda a concessão do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe para ampliação da movimentação de cruzeiros.
"A luta é para que sejamos um local de embarques e desembarques. Porque aí podemos trazer grupos que vêm de avião para embarcar nos cruzeiros e também outros que desembarcam aqui, conheçam o Ceará e depois saiam de avião".
Sobre a reunião que teria com executivos da companhia aérea Gol, que seria hoje, foi adiada para o próximo dia 21. De acordo com o secretário, a questão da reposição de aeronaves e voos da companhia na Capital é considerada resolvida. Já a redução da frequência da KLM com voos para Amsterdã, na Holanda, é considerada como efeito da "sazonalidade".
A Air Italy anunciou que retomará voos com destino ao Aeroporto de Fortaleza neste período de alta estação. Porém, de acordo com o titular da Setur, a ligação entre Fortaleza e Milão não deve permanecer por mais tempo que isso.