Logo O POVO+
C. Rolim Engenharia é escolhida "Construtora do Ano"
Economia

C. Rolim Engenharia é escolhida "Construtora do Ano"

O momento marca a saída de André Montenegro da Presidência da entidade. Patriolino Dias assume em janeiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREMIAÇÃO da C. Rolim Engenharia como
Foto: Divulgação PREMIAÇÃO da C. Rolim Engenharia como "Construtora do Ano"

A C. Rolim Engenharia foi escolhida a "Construtora do Ano" no Prêmio da Construção 2019, oferecido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE). A empresa recebe o troféu pela terceira vez em quatro anos e foi avaliada ao longo de 2019 por meio da análise de documentos e auditorias em obras e nos escritórios. A construtora foi a escolhida na disputa com outras três empresas.

Vencedor do prêmio principal, Pio Rodrigues, da C. Rolim Engenharia, dedica o troféu a Crisanto Almeida, ex-presidente do Sinduscon, que faleceu em 19 de novembro deste ano.

Em seu discurso, Pio ainda avaliou que este foi "um ano difícil, de aprendizados". Em relação ao troféu, ele disse que é fruto de um trabalho baseado no tripé qualidade, credibilidade e sustentabilidade. "O que posso garantir é que vamos seguir nos mesmos princípios e propósitos que nos trouxeram até aqui, para continuar merecendo a confiança dos nossos clientes, fornecedores, colaboradores e da sociedade como um todo".

Já o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, destaca que a gestão na entidade foi marcada pela colaboração, com alta participação dos diretores.

Para o setor, ele diz que esse foi um ano ainda muito difícil. "As vendas aconteceram mais num patamar ainda lento". A expectativa de André para este fim de ano é com o pagamento que o Governo Federal sinalizou dos atrasados do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que já chegam a três meses e R$ 35 milhões no Ceará. No País, o montante atinge R$ 650 milhões.

Por outro lado, ele acrescenta que a redução dos juros é positiva para o setor, pois se amplia a capacidade de financiamento das pessoas. Comenta ainda que as construtoras estão estocadas de alvarás e aguardam por sinais de melhora no mercado para realizarem lançamentos.

Em seu discurso, o último como presidente da entidade, André destacou os resultados do setor nos últimos seis anos sob seu comando. Ele reforçou os projetos desenvolvidos pelo sindicato patronal, em especial o Inovaconstruir. Em 2019, o evento chegou à quarta edição, e tem como uma das finalidades promover a aproximação de startups, empresas e pesquisadores com construtores e investidores, trazendo à luz as novas práticas e técnicas inovadoras ao mercado.

E o próximo presidente do Sinduscon-CE para o mandato 2020-2023 é Patriolino Dias, da Dias de Sousa Construções. O executivo foi escolhido por aclamação em chapa única na Assembleia Geral Extraordinária realizada em outubro passado. Ele assume em 2 de janeiro a Presidência.

"Estamos muito otimistas com as ações que o Governo está promovendo para fomentar a economia. Vemos que as taxas de juros estão diminuindo e a procura está aumento. Isso está fazendo com que os estoques das incorporadoras diminuam bastante", avalia.

Em sua 18ª edição, o Prêmio da Construção ainda agraciou outras categorias como "Operário do Ano", com o mestre de obras Dianary Normano de Lima, da J. Simões Engenharia. A categoria "Responsabilidade Social e Sustentabilidade" premiou o projeto "Ecocidadão: Educando para o Futuro", da Ecofor/Grupo Marquise. Em "Resgate Histórico", foi reconhecido Fracantonio Bonorandi, da Mercurius Engenharia. Já em "Tecnologia e Qualidade", o professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eduardo Cabral, foi reconhecido.

Na premiação "Desenvolvimento Setorial", o Sinduscon-CE agraciou o senador Tasso Jereissati (PSDB). Sobre o atual momento do setor, o ex-governador do Estado destacou que esse foi um dos anos mais difíceis para a indústria da construção civil. "Mas temos esperanças fundadas em elementos reais de que 2020 será bem melhor". Ele acrescentou que espera que o projeto de saneamento básico, sob sua relatoria, seja aprovado e contribua com a geração de empregos na construção.

 

O que você achou desse conteúdo?