Logo O POVO+
Governo brasileiro traça estratégias para evitar taxação do aço pelos EUA
Economia

Governo brasileiro traça estratégias para evitar taxação do aço pelos EUA

Donald Trump diz que taxará aço, porque Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas
Edição Impressa
Tipo Notícia
PRESIDENTE Jair Bolsonaro fala que Lula não pode disputar eleições em 2022 (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil PRESIDENTE Jair Bolsonaro fala que Lula não pode disputar eleições em 2022

Em nota conjunta, os ministérios das Relações Exteriores, da Economia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento disseram ontem que o governo federal trabalhará para defender o interesse comercial do Brasil e que já está em contato com autoridades dos Estados Unidos para tratar sobre possível imposição de sobretaxa ao aço brasileiro.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acrescentou que o governo quer entender melhor a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retomar a cobrança de tarifas sobre aço e alumínio brasileiros. Segundo o ministro, "é preciso agir com "calma".

Já o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com Paulo Guedes, no Palácio do Planalto, para tratar do assunto, mas não falaram com a imprensa após o encontro. Pela manhã de ontem, ele chegou a dizer que poderia fazer uso de canal aberto que tem com Trump para evitar a imposição de tarifas anunciada. Bolsonaro ainda afirmou que "tem quase certeza" de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai atendê-lo e voltar a atrás na decisão de retomar tarifas sobre o aço e o alumínio brasileiro. "Não vejo isso como retaliação, espero que Trump tenha entendimento e que não nos penalize. Tenho quase certeza de que ele vai nos atender". 

 No fim de agosto deste ano, o governo dos Estados Unidos flexibilizou as importações destes produtos, quando decidiu que companhias norte-americanas que negociarem aço do Brasil não precisariam pagar 25% a mais sobre o preço original, desde que provem que há ausência de matéria-prima no mercado interno. O Brasil está entre os principais fornecedores de aço e ferro para os Estados Unidos.

"O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) também deve agir para que os países não tirem mais proveito do nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa", disse Donald Trump na rede social.

A retomada das tarifas foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA) em sua conta no Twitter. Segundo ele, "Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. o que não é bom para os agricultores norte-americanos. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países", disse Trump na rede social.

"As reservas também devem agir para que os países, dos quais existem muitos, não aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa", acrescentou. (Agência Estado)

Brasil e Alemanha

Os governos do Brasil e da Alemanha firmaram acordos de cooperação técnica e financeira para incentivar o desenvolvimento sustentável, informou o Ministério da Agricultura.

O que você achou desse conteúdo?