Logo O POVO+
O tripé de sucesso das premiadas no Troféu Empreender 2019
Economia

O tripé de sucesso das premiadas no Troféu Empreender 2019

O prêmio reconheceu micros e pequenas empresas, além de empreendedores individuais destaques no ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GANHADORES nas quatro categorias do Troféu Empreender 2019 (Foto: FOTOS JÚLIO CAESAR)
Foto: FOTOS JÚLIO CAESAR GANHADORES nas quatro categorias do Troféu Empreender 2019

Conhecimento específico sobre um produto ou serviço, estudo sobre o mercado e inovação. Ao lado dos investimentos, foi esse o tripé que tornou sustentável e desenvolvido o projeto de seis microempreendedores cearenses para encarar os desafios dos pequenos negócios e obter sucesso.

A tecnóloga de alimentos Marta Rochele Chagas, 36, começou a estudar a tecnologia de leite e derivados ainda na universidade, em 2014. Surgiu então a paixão pela indústria de leites e derivados, que teve o primeiro passo com a produção artesanal de queijo coalho. Foi vendendo de porta a porta que ela conseguiu capital para montar a fábrica Laticínios Lá de Casa, em Limoeiro do Norte, no Jaguaribe. Na medida que o negócio foi crescendo, ela contratou um empréstimo no Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Hoje, a fábrica tem 25 funcionários e atende a 40 municípios cearenses. A produção diária é de 8 mil litros de leite por dia. A diversificação do mix de produtos também foi uma aposta para inovar no segmento, como creme de nata, linha de fermentados e saudável.

Já o empreendedor João Bosco Muniz Feitosa, 59, trabalhava com a área elétrica e estudou por anos a construção do Sítio do Bosco Park, na serra de Tianguá. Vendeu a moto que tinha para adquirir o terreno. Depois, vendeu a casa para investir no negócio e, hoje, tem um empreendimento que gera 35 empregos diretos e 100 indiretos na alta estação. Recebem cerca de 100 mil hóspedes por ano.

A estrutura atual de 32 cômodos e mais 140 barracas instaladas na área de camping será ampliada. Com investimentos de R$ 10 milhões, o número de apartamentos deve ampliar para 50. Para efetivar o sonho, "foi muita dedicação, pesquisa e a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)".

Ambos foram vencedores da categoria Microempresa, da 7ª edição o Troféu Empreender. A solenidade ocorreu ontem, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), no Centro da Cidade.

O Hotel Vale das Nuvens, em Guaramiranga, é outro caso em que o planejamento garantiu o êxito. Inaugurado em 2011, com 16 quartos, hoje, são 35. A meta da diretora executiva, Fabíola Caracas, é aumentar a área de lazer em 2020. O empreendimento foi construído com materiais ecologicamente corretos, seguindo as normas padrões de sustentabilidade. Todas as dependências são construídas em materiais sustentáveis e utilizam energia solar e eólica.

Já a Smartop investiu em inovação, criando produtos e soluções inteligentes para construção civil, como uma tinta térmica que age por meio da reflexão da radiação solar, que pode reduzir a temperatura interna do ambiente em até 8°C. Criada em 2015, no Sertão Central do Ceará, a empresa hoje já tem 15 funcionários e vende para outros estados. Abriu também uma loja conceito na região. "Nosso foco é inovar", frisa a sócia Liana Martins Florêncio.

No caso da Casa Bordada, a essência está na originalidade, com toques exclusivos nos bordados. "Trabalho há 28 anos com artesanato e tenho a loja há 15. Pretendo agora ampliar a produção", projetou Cilene Félix , 52, proprietária. o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, foi reconhecido como Empreendedor do Ano, troféu concedido à personalidade que contribui para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Durante solenidade, o vice-presidente do Grupo O POVO, João Dummar Neto, destacou que o evento visa incentivar os microempreendimentos, em que neste ano foram mais de 30 concorrentes. "Precisamos reconhecer o trabalho que vocês fazem no dia a dia, vocês são a base da economia desse País".

Valéria Xavier, executiva de projetos especiais do O POVO, lembrou que os premiados tiveram destaque pelas técnicas sustentáveis, investimentos, criatividade e ampliação do mercado.

"Convidamos cinco instituições que indicaram empresas em cada uma de suas categorias, fizemos uma reunião presencial, cada recebeu o perfil de todas as empresas indicadas e foi pontuando de acordo com o os indicadores do critério. Ao fim, aquelas mais pontuadas fez uma escolha qualitativa. A Fundação Demócrito Rocha é só uma condutora do processo", detalhou. As instituições votantes foram: Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Estado do Ceará (Femicro), Sebrae, BNB, Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Cenec).

Os premiados

CATEGORIA Microempreendedor

Individual (MEI)

BabyLu

@babylualuguelbrinquedos

Serviço: aluguel de brinquedos e equipamentos infantis

Casa Bordada

Onde: Mercado Central, no segundo andar, nº 333

@casabordadafortaleza

Serviço: artigos bordados

Categoria microempresa

Laticínios Lá de Casa

Onde: Sítio São Raimundo s/n, em Limoeiro do Norte

Serviço: produtos lácteos

Sítio do Bosco Park - Tianguá/CE

Onde: Tinguá, na serra da Ibiapaba

www.sitiodobosco.com.br

Serviço: hospedagem e parque verde

CATEGORIA pequena empresa

Hotel Vale das Nuvens

Onde: Sítio São Francisco, S/N, em Guaramiranga

www.valedasnuvens.com.br/

Serviço: hospedagem

Smartop Comércio e Indústria Ltda

Onde: Fazenda Liberdade - CE 265 - Km 138

Várzea da Onça - Quixadá

www.smartop.com.br

Serviço: produtos voltados para o setor da construção civil

CATEGORIA empreendedor do ano

Empresário Alexandre Pereira, também secretário do Turismo de Fortaleza

O que você achou desse conteúdo?