Para além da questão econômica da plataforma de transporte urbano coletivo sob demanda, um dos focos apresentados ontem, no lançamento do TopBus , são as soluções para a mobilidade urbana e o deslocamento sustentável de pessoas.
A ideia lançada é que, com as Sprinters, um total de 13 passageiros, que podem ser um grupo conhecido ou não, irão compartilhar um trajeto em comum. Um dos objetivos é fazer com que exista integração com outros modais e as pessoas deixem o transporte individual.
Essa solução é explicada pelo presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, que destaca o caráter complementar do app. Ele comenta que quando se aposta num serviço desse tipo novo "muito da demanda nem sabe que consumiria aquela oferta porque nem a conhece". "Muitas coisas vão evoluir a curto prazos".
"Não existe oportunismo. É um serviço feito para ser amigo da Cidade. A diferença (para os apps de transporte concorrentes) é que, pela sobrevivência das cidades, precisamos inverter a marcha das pessoas saindo do uso coletivo de recursos para o individual", complementa.
Já o secretário do Meio Ambiente do Estado (Sema), Artur Bruno, ressalta a iniciativa pela atenção à questão da mobilidade urbana aliada à sustentabilidade. Ele lembra da realização da COP25, em Madri, que cobra ações das organizações neste sentido.
"Os transportes são também grandes responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa. E quando uma iniciativa como essa retira mais automóveis do trânsito, merece reconhecimento", diz.
De acordo com a Via Mobility, na versão do aplicativo em Goiânia, mais de 60 mil baixaram o app do ônibus compartilhado.