O ministro da Educação, Abraham Weintraub, atacou e culpou os governos petistas pelo resultado do Brasil que considerou "uma tragédia" no Programa Internacional de Avaliação de Alunos. "O Pisa é do PT, não do (presidente Jair) Bolsonaro", afirmou Weintraub ao comentar os resultados de 2018 do exame.
"Integralmente culpa do PT, integralmente culpa dessa doutrinação 'esquerdófila' sem compromisso com o ensino. Quer discutir sexualidade, não quer ensinar (a) ler e escrever", disse o ministro.
"Esse governo não tem a nada ver com o Pisa", enfatizou o ministro. "Quando vocês olharem em termos históricos, 2019 vai ser o ponto de inflexão." Para Weintraub, um das soluções para melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros é investir em tecnologia nas escolas e substituir o material didático.
"Os antigos não funcionam. A prova está no Pisa de 2018", disse. "A gente começa a mudar isso com livro didático, com técnicas diferentes, com métodos diferentes, que foram feitos, apresentados e discutidos, começaremos a implantar isso no Brasil inteiro."
Weintraub afirmou que o Ministério da Educação (MEC) teve acesso a dados que mostram que as notas dos colégios cívico-militares estão acima da média da OCDE e defendeu o modelo, uma das bandeiras do governo Bolsonaro. (AE)