A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) protocolou pedido de oferta inicial de Units (IPO - na sigla em inglês) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O anúncio aos seus acionistas e ao mercado, por meio de fato relevante, foi de protocolo na CVM em conjunto com o Governo do Estado e o Município de Fortaleza.
Conforme o documento assinado por Dário Sidrim Perini, diretor de Relações com Investidores da Cagece, o pedido é para registro de oferta pública primária e secundária de ações ordinária e preferenciais da Companhia, incluindo sob a forma de certificados de depósito de ações (Units).
A empresa ainda protocolou solicitação de registro de emissor e de admissão à negociação no segmento de Nível 2 da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.
O segmento de listagem Nível 2 é similar ao Novo Mercado, porém com algumas exceções. As empresas listadas têm o direito de manter ações preferenciais (PN).
No caso de venda de controle da empresa, é assegurado aos detentores de ações ordinárias e preferenciais o mesmo tratamento concedido ao acionista controlador, prevendo, portanto, o direito de tag along de 100% do preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador.
O mecanismo de tag along é uma proteção a acionistas minoritários de uma companhia que garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da companhia seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da empresa.
As ações preferenciais ainda dão o direito de voto aos acionistas em situações críticas, como a aprovação de fusões e incorporações da empresa e contratos entre o acionista controlador e a empresa, sempre que essas decisões estiverem sujeitas à aprovação na assembleia de acionistas.
O pedido de registro da oferta encontra-se ainda sob análise e terá início apenas após a concessão das autorizações pela Comissão de Valores Mobiliários.
Conforme comunicado da Cagece "não será realizado nenhum registro da oferta, das ações de emissão da Companhia ou das Units em qualquer agência ou órgão regulador do mercado de capitais de qualquer outro país, exceto no Brasil".
A previsão é que o negócio tenha ofertas primária - papéis novos, cujos recursos da venda vão para o caixa da companhia - e secundária, títulos detidos pela Prefeitura de Fortaleza e pelo governo do Ceará. Segundo informações de mercado, a operação será coordenada por Bradesco BBI e XP Investimentos.
A Cagece, fundada em 1971, é uma empresa de economia mista com capital aberto que presta serviços de abastecimento de água e está presente em 152 municípios dos 184 do Estado. Cerca de 5,7 milhões de cearenses são alcançados pela atuação da companhia.