Apesar dos indícios de redução de ritmo dos trabalhos no Anel Viário de Fortaleza, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Ceará informou que não foi notificada do processo de recuperação judicial da Construtora Souza Reis. O POVO tentou contato com a empresa, mas não conseguiu até o fim desta edição, pois o número disponibilizado no seu site oficial não existia.
A superintendente regional do Dnit no Ceará, Liris Campelo, revela que o último repasse feito pelo Governo Federal para a obra foi de R$ 32 milhões. Do total de R$ 257 milhões já investidos no Anel Viário, com os atrasos, o valor já superou em 37% o previsto inicialmente no primeiro contrato em 2010 (R$ 188 milhões). De acordo com o Dnit, cabe à SOP propor soluções para garantir o prazo dos serviços.
O POVO apurou com o presidente da Associação das Empresas da Construção Pesada do Ceará (Aconpec), Dinalvo Diniz, que a empresa tem obras em outros estados do País, mas que desde que iniciou o processo de recuperação judicial, vem abandonando contratos.
Sobre o cronograma das obras, o Dnit cobra desde o início do mês uma previsão oficial do Governo do Ceará para a entrega das obras. Ao O POVO, em agosto, o secretário da Casa Civil do Estado, Élcio Batista, disse que o Governo trabalha para entregar todos as obras que favorecem a logística de cargas no Estado. Na lista, entram a CE-155 e o Anel Viário.
Outra obra considerada importante para a logística do Estado pelo presidente da Câmara Temática de Logística do Ceará e do Conselho de Infraestrutura da Fiec, Heitor Studart, é a duplicação da BR-222 no trecho entre Caucaia e o entroncamento com a CE-155.
O serviço se arrasta à espera de licenças ambientais. A conclusão significa a entrega do Arco Metropolitano de Fortaleza, que liga os portos do Pecém e Mucuripe, através da CE-010, Anel Viário, BR-222 e CE-155. (Samuel Pimentel)