Logo O POVO+
Fortaleza vai ter voos para oito cidades do Ceará a partir de fevereiro
Economia

Fortaleza vai ter voos para oito cidades do Ceará a partir de fevereiro

Ao todo, serão 48 frequências semanais para Jericoacoara, Sobral, Juazeiro do Norte, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A Anac está ofertando 2 mil vagas gratuitas em curso de inglês técnico para profissionais do setor da aviação civil.  (Foto: Camila de Almeida)
Foto: Camila de Almeida A Anac está ofertando 2 mil vagas gratuitas em curso de inglês técnico para profissionais do setor da aviação civil.

A partir de fevereiro de 2020, o Ceará terá 48 frequências semanais em voos regionais operados pela Gol Linhas Aéreas. O acordo foi assinado ontem entre a companhia e o Governo do Estado. Oito municípios cearenses são beneficiados, e a novidade é tratada pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) como uma nova fase para o hub aéreo do Aeroporto de Fortaleza.

A companhia aérea vai ligar Fortaleza a Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati, semanalmente, e ofertará três voos diários para Jericoacoara e dois voos diários para Juazeiro do Norte. Titular da Setur, Arialdo Pinho diz que, a partir do início de 2020, o Governo começará o trabalho de divulgação dos destinos.

"É a integração do Ceará com o resto do mundo. Porque é possível comprar passagens para qualquer destino do mundo nos sites da Gol, Air France-KLM, Air Europa e agora encontrar destinos como Jericoacoara, Iguatu e Aracati", afirma.

Rotas podem ser ampliadas

Arialdo observa que a oferta de voos não deve ser temporária, com possibilidade de ampliação no futuro. "Agora, vamos maturar os voos". O secretário acredita que "no começo podem haver dificuldades", mas o investimento em propaganda deve viabilizar os destinos. A aposta é em divulgações no rádio nas cidades do Interior.

A operação dos voos será realizada por meio de aeronaves Grand Caravan, da empresa Two Flex, que têm capacidade para nove passageiros. Para os voos com destino a Juazeiro do Norte, serão aviões ATR 72, da VoePass, para 72 passageiros.

Impacto na economia

No momento da assinatura do contrato, o governador do Ceará, Camilo Santana, destacou que o Estado promove a interiorização da conectividade do hub aéreo do Aeroporto Internacional Pinto Martins. "Os voos também vão movimentar a economia, gerando mais emprego e renda para o cearense".

O fortalecimento da oferta de malha aérea para voos regionais foi pauta de reunião dos secretários do Turismo do Nordeste, realizado em Fortaleza há um mês. Na oportunidade, foi firmado entendimento em que Ceará e Bahia seriam precursores de ações de ampliação da oferta de voos locais.

O diretor de relações institucionais da Gol, Cláudio Borges, destaca que o acordo favorece o acesso ao transporte aéreo no Estado. "Os cearenses vão poder sair de Iguatu para Tóquio, usufruindo das conexões do hub da Air France, KLM e GOL. É um grande passo na consolidação do hub, do nosso trabalho em conjunto".

A diretora da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e vice-presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Enid Câmara, comenta que essa ampliação é positiva para o Estado, pois com a descentralização, além do turismo de visitantes, o de negócios também deve ser beneficiado.

"O desenvolvimento regional é fundamental para o crescimento da economia e a descentralização é bem-vinda, junto a vários investimentos que já existem nas cidades, é uma oportunidade para desenvolvimento do turismo de negócios".

| LEIA TAMBÉM |

Aeroportos Regionais do Ceará recebem mais de 16 mil passageiros em julho

Confira o especial Aviação Ceará

 

NATAL

Também foi anunciado pelo Governo do Estado e a Gol três novas frequências diárias semanais entre Fortaleza e Natal.

O que você achou desse conteúdo?