Logo O POVO+
Air Europa inaugura voo de Fortaleza para Madri com 80% das passagens vendidas
Economia

Air Europa inaugura voo de Fortaleza para Madri com 80% das passagens vendidas

| Aviação | Percentual é referente às operações realizadas de dezembro e janeiro do próximo ano, período de alta estação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Empresa opera com voo que sai às terças e sextas-feiras. De Fortaleza, às 22h10, numa aeronave A330 (Foto: Divulgação / Air Europa )
Foto: Divulgação / Air Europa Empresa opera com voo que sai às terças e sextas-feiras. De Fortaleza, às 22h10, numa aeronave A330

A Air Europa inicia hoje as suas operações no Aeroporto de Fortaleza com dois voos semanais para Madri, na Espanha. De acordo com a companhia, 80% dos assentos para as operações de dezembro a janeiro já estão vendidos, sendo 40% bilhetes para voos de maio a junho de 2020. Com a terceira, que começa em junho do próximo ano, a Capital alcançará 34 frequências internacionais ativas por semana.

O voo será às terças e sextas-feiras, saindo de Fortaleza às 22h10, em uma aeronave A330, com classe business e economy. A cerimônia de batismo da aeronave está prevista para as 20h10, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com a participação de autoridades do Estado.

Levantamento feito pelo O POVO no site da companhia mostra que passagens para o voo inaugural estavam custando, na tarde de ontem, R$ 3,2 mil o trecho. Já para o período de 1º a 15 de abril, era possível encontrar bilhetes por R$ 1,3 mil.

Para o diretor da Air Europa no Brasil, Gonzalo Romero, a alta conectividade é um dos pontos de destaque do voo que passará a ser ofertado em Fortaleza. No início deste mês, um acordo de codeshare (quando uma companhia aérea transporta passageiros com bilhetes emitidos por outra companhia) com a GOL possibilitou conexões para mais de 20 cidades brasileiras. Além disso, a partir de Madri, é possível acessar mais de 40 destinos na Europa.

"Neste ano, apenas 30% dos viajantes ficaram na Espanha, ou seja, 70% do total de passageiros foram para outros países, partindo de nosso hub em Madrid." comenta Gonzalo. Ele destaca ainda que, neste ano, houve crescimento de 15% em relação a 2018, faturamento de US$ 115 milhões de dólares. Assim, o Brasil passou a assumir a quarta posição de mercado mais importante do mundo para a companhia. Em 2019, até agora, mais de 350 mil passageiros foram transportados pela Air Europa no País.

"O Brasil está muito forte e vive um novo momento da aviação, com a melhoria das condições aeroportuárias. Isso resulta em um maior desenvolvimento da indústria como um todo. O ano de 2019 foi de muitas conquistas e, ao que tudo indica, 2020 será ainda melhor".

Esta será a quarta porta de entrada da companhia no Brasil. Além de Fortaleza, a Air Europa opera em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Recife (PE), com taxas de ocupação média, respectivamente, de 88%, 86% e 80%.

Em agências de viagens em Fortaleza, a procura pelos voos está em alta. O gerente do mercado lazer da Casablanca Turismo, Paulo Neto, informou que a procura começou a se intensificar nos últimos três meses. "Para Fortaleza, mais um voo internacional mostra o quão consolidado o hub está ficando. A Espanha, naturalmente, já era um destino muito procurado e que despertava muito interesse dos cearenses. Com este voo direto, é mais uma oportunidade de divulgar o Ceará lá fora".

Para ele, o que vai determinar a sucesso da frequência é a capacidade de conexões que poderão ser feitas no Brasil. "Para que não apenas o público de Fortaleza possa acessar este voo".

O secretário estadual do Turismo, Arialdo Pinho, está otimista. Ele diz que já está sendo montado um plano de publicidade para intensificar a promoção do Estado como destino turístico em parceria com a companhia na Europa.

"O maior destino turístico da Europa é a Espanha. E quando a gente abre na Europa, quando faz publicidade lá, não faz só para o espanhol, vamos fazer para toda a gama de mais de 92 milhões de pessoas que visitam a Espanha anualmente".

Ele também reforça que, em janeiro, devem ser retomados uma das duas rotas diárias que eram feitas pela Gol para os Estados Unidos. "Agora, vamos ficar com um para Orlando da Gol e, no decorrer do ano, deve ser colocado mais um". Para Arialdo, o foco em 2020 é trabalhar o mercado das Américas. "Estamos querendo América e América do Sul, além de hotelaria".

O que você achou desse conteúdo?