Logo O POVO+
Ocupação hoteleira em Fortaleza deve ser de 85% em janeiro
Economia

Ocupação hoteleira em Fortaleza deve ser de 85% em janeiro

Cerca de 1,2 milhão de turistas devem chegar ao Ceará nesta alta estação, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, segundo dados da Setur
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DIVERSOS turistas desembarcaram em Fortaleza neste fim de semana (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA DIVERSOS turistas desembarcaram em Fortaleza neste fim de semana

Com a proximidade do Réveillon, cresce o número de turistas que chegam a Fortaleza. Nesse fim de semana, por exemplo, já era possível observar a grande movimentação de visitantes, principalmente, na orla da Capital. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), a ocupação média da rede hoteleira para este período de fim de ano já está em 95%, taxa 2% maior frente ao fim de ano passado. Para o próximo mês de janeiro, o percentual deve ser de 85%, registrando aumento de 9% em relação a igual período deste ano. O cálculo é realizado com base nas reservas de quartos já feitas.

Segundo levantamento da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), cerca de 1,2 milhão de turistas devem chegar ao Ceará nesta alta estação, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. A expectativa é que esses visitantes movimentem aproximadamente R$ 3,1 bilhões na economia cearense, o que representa aumento de 10%. Do total de visitantes esperado, a Setur prevê que 650 mil fiquem em Fortaleza até o fim de janeiro. 

O Réveillon no Aterro da Praia de Iracema vem atraindo cada vez mais turistas à Capital. Mas as festas privadas também têm sido importantes para impulsionar o turismo nesta época do ano, algo comemorado pela cadeia produtiva do turismo. "Um crescimento de 2% no Réveillon pode parecer, mas, ainda assim, é muito importante para nós. É espetacular", diz o presidente da ABIH-CE, Eliseu Barros, lembrando que a decisão do turista em relação à escolha do lugar para o Réveillon tem sido feita cada vez mais em cima da hora. "Fortaleza se consagra como o segundo (o primeiro é o Rio de Janeiro) destino turístico do País nesta época", acrescenta.

Clique na imagem para abrir a galeria

A servidora pública Adriana Leite, 40, chegou de Belém nesse sábado e deve ficar até 3 de janeiro em Fortaleza. Ela, que pela primeira vez vai passar o fim de ano na Cidade, aguardava outros dez amigos para passar o Réveillon na Capital. Parte deles estava em Jericoacoara, a outra desembarcou na noite de ontem. "Não sabia das obras na Beira-Mar, mas pretendo conhecer outros pontos da Cidade", afirma.

O casal Débora Rodrigues, 30, e Silvino Moreira, 31, é de Imperatriz (MA) e escolheu o Ceará para celebrar os cinco anos de união e a chegada de 2020. No sábado, curtiram a manhã numa barraca na Praia do Futuro. A ideia é conhecer também praias do litoral leste: Morro Branco, em Beberibe, e Canoa Quebrada, em Aracati, e também Jericoacoara, no litoral oeste.

"Gosto muito de Fortaleza. Pelos muitos pontos turísticos e lugares para se divertir", observa a advogada, que já esteve outras vezes na Capital. Além da Praia do Futuro, ela e o esposo visitaram as praias de Iracema e Beira Mar. No trajeto, incluíram praças, mercados e o Centro da Cidade. Depois de dez dias no Ceará, eles retornam ao Maranhão no dia 2 de janeiro.

| LEIA TAMBÉM | 

Confira a ordem das atrações do Réveillon 2020 de Fortaleza

Veja os detalhes da festa de Réveillon de Fortaleza e programe-se

Réveillon de Fortaleza terá palco regional, linhas de ônibus extra e suporte de trânsito, segurança e saúde

Barracas de praia projetam aumento de até 10% nas vendas

O Réveillon também deve ser positivo para atividades ligadas à gastronomia em Fortaleza. Barracas de praia e restaurantes, por exemplo, esperam que nesta reta final do ano as vendas cresçam até 10% em relação a igual período do ano passado. 

Presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF), Fátima Queiroz, diz que a preparação para melhor receber os turistas começou ainda em outubro, com mais investimentos dos proprietários em estoque e mão de obra. O turista que passou o Natal em casa, pontua, já começou a chegar a Fortaleza, algo observado nesse fim de semana, quando as barracas estavam lotadas de visitantes.

"Esse é o movimento de fim de ano e de férias escolares. Depois, já vem o Carnaval. Então, o fluxo está bastante positivo. A gente está mais otimista do que no ano passado", diz Fátima, que é dona da Barraca Marulho. Lá, foram abertas 300 vagas temporárias para esta alta estação, mas só 200 foram preenchidas.

Kayque Veríssimo, supervisor de atendimento da barraca Crocobeach, destaca que o fluxo de clientes está dentro das expectativas do esperado pelo estabelecimento, movimento que deve seguir até o fim de janeiro. Porém, ele estima que o crescimento nas vendas nesta alta temporada será de 10%.

"Como de costume, neste período de férias, as pessoas tendem a procurar mais a praia. O público está gastando bem e consumindo. A gente tem se preparado para atender nosso cliente cada vez melhor", ressalta.

Em obras, Beira Mar é abandonada por turistas

Proprietário do Restaurante Alfredo - O Rei da Peixada, o empresário Alfredo Filho teme queda nas vendas em razão das obras na Beira Mar e Praia de Iracema. Nesse sábado, por volta das 13 horas, quando o estabelecimento costuma estar lotado de clientes, a movimentação praticamente não existia. Apenas cinco mesas estavam ocupadas.

Ele reconhece que a situação ainda tem a ver com o quadro econômico do Brasil. No entanto, diz que as obras têm causado transtornos. "Estamos esperando a chegada desses milhões de turistas que foram divulgados. O acesso está muito esquisito. A Beira Mar está muito feia. Quem é que vem para cá na situação que se encontra hoje?”, questiona, reclamando ainda das dificuldades para os clientes estacionarem os veículos.

Ele cobra mais dedicação da Prefeitura de Fortaleza para terminar os serviços. “Não tem uma área de embarque e desembarque. Quero saber onde fica a sabedoria desse pessoal que faz o planejamento. Se for apontar os erros, é muita coisa”, reforça. A situação também impacta negativamento outros estabelecimentos do entorno, como Boteco Praia e Coco Bambu.

Personagens

O casal de franceses Hanon Guidetty, 24, e Loic Valette, 25, desembarcaram em Fortaleza nesse fim de semana. Vieram curtir o Réveillon no Aterro da Praia de Iracema e devem ficar quatro dias na Capital. As praias e a culinária estão entre os motivos para a escolha do destino.

A administradora Taiane Soares, 24, veio do município de Tamboril, distante 294,8 km de Fortaleza, para curtir os últimos dias de 2019 com a família. Ontem, ela, a filha Luna Soares, 2, o sobrinho Levi Sousa, 9, o primo Airton Sousa, 20, e a namorada dele, Dayani Lima, 25, aproveitaram a Praia do Futuro. O momento mais esperado pela família é a festa de Réveillon na Praia de Iracema.

A gerente financeira Mara Dioguino, 28, saiu de Rondônia para passar o Réveillon na Capital, no Colosso. A estadia deve durar sete dias. Para economizar, Mara não pretende sair de Fortaleza. A ideia é curtir as praias locais acompanhada de amigos.

O que você achou desse conteúdo?