Partir de Fortaleza em um ônibus com destino a Recife (Pernambuco) pode custar R$ 157 a menos do que fazer esse trajeto de avião. No entanto, este itinerário pode se estender por 13 horas a mais. Uma diferença de preço que pode não ser tão vantajosa para o consumidor que tem pressa e busca por mais conforto. O POVO fez algumas simulações de rotas de avião, ônibus e carro para fevereiro e observou diferenças até 970% nos valores e mais dias de viagem.
Antes e durante o Carnaval a variação também é visível. Quem vai e volta de coletivo para Recife fora dos dias de agitação, por exemplo, desembolsa R$ 99, e fica por 14 horas e 26 minutos na estrada. O passageiro que decide ir de transporte aéreo paga R$ 256, mas chega ao destino final apenas em 1 hora e 20 minutos. Já o percurso feito de carro próprio requer investimento de R$ 912 de combustível. Há oscilações ainda maiores quando os bilhetes cotados são entre os dias 21 e 28 de fevereiro, que atravessam o período da folia.
Desde a implementação da liberdade tarifária do mercado doméstico aéreo, em 2001, houve uma democratização das passagens. O que se traduziu em mais acessibilidade financeira também para as classes sociais B e C. Ainda é, no entanto, inacessível para a população baixa renda. Nesse contexto, aos poucos, o modal rodoviário foi deixando de ser a principal alternativa para os deslocamentos no Estado e também interestaduais para esse público.
Ocorre que, agora, viajar de avião também gera despesas adicionais, como a cobrança do despacho da bagagem e em algumas companhias para garantir o assento desejado. Diante deste novo cenário mercadológico, muitos viajantes ponderam a melhor relação custo-benefício.
O economista Érico Veras Marques, pesquisador da área de Finanças Pessoais e Comportamentais da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o planejamento é fundamental antes de qualquer decisão. "O ideal é comprar a passagem com antecedência, reserva hotel, analisar os gastos com passeios e alimentação. Além disso, deve-se tomar cuidado para não perder o controle do cartão de crédito", lista.
Outro ponto é que num deslocamento de carro próprio o custo pode ser dividido para cinco pessoas. Isso também pode gerar economia em relação ao deslocamento diário, eliminando despesas com táxis ou transporte de aplicativo. Mas, além do combustível, há de se levar em conta a revisão e desgaste do veículo.
"Andar de ônibus ainda é mais barato, mas, em alguns casos, não vale a pena. Você acaba levando mais de dois dias só para se deslocar e ainda tem de descansar. O avião pode compensar pela comodidade e tempo", diz. Comprar antecipadamente e fazer a comparação de preços entre as empresas aéreas são ações que podem ajudar a reduzir o preço da passagem.
O POVO procurou as companhias Azul Latam. Ambas ainda não têm informações sobre a ampliação da malha e promoções para o Carnaval, que deverão ser divulgadas nas próximas semanas.
Já a Gol disse que, para o Carnaval, houve uma ampliação de 44% nos assentos oferecidos nos voos ligando Jericoacoara (JJD) e São Paulo (GRU), e também o crescimento de 100% no número de lugares ofertados entre São Paulo (GRU) e Juazeiro do Norte (JDO). Todos os voos têm ida e volta. Questionada sobre os valores para os oito novas frequências regionais (Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati), informou que algumas cidades ainda não entraram em operação e não repassa valores em razão das alterações de preços.
A partir de 13 de janeiro, estarão abertas as vendas para Aracati e Tauá. No dia 18, Jericoacoara, Iguatu e Crateús; no dia 19, em São Benedito e Sobral.
Já o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, no Bairro de Fátima, espera atender cerca de 90 mil passageiros no período de 28 de fevereiro a 6 de março, o que representa um aumento de mais de 100% do fluxo normal.
As empresas disponibilizarão cerca de 700 viagens extras para atender ao público que dará preferência às viagens rodoviárias nesse feriado, o que representa um aumento de 47% nas rotas normais. As cidades mais procuradas dentro do Estado são: Sobral, Itapipoca, Aracati, Paracuru, Camocim, São Benedito, Beberibe, Jericoacoara. Para as viagens interestaduais, Recife, Parnaíba, Natal, João Pessoa, Maceió, Teresina e São Luiz.
Saiba mais
O regime tarifário do transporte aéreo doméstico no Brasil passou por um longo período de evolução desde 1989. Até aquele ano, as tarifas aéreas eram fixadas pelo Estado, quando se iniciou um processo de flexibilização, mediante a implantação de um regime de bandas tarifárias.
O regime de bandas tarifárias permaneceu vigente durante 12 anos, quando, em atendimento à Resolução nº 8, de 9/8/2001, do Conselho Nacional de Aviação (Conac), publicada no Diário Oficial da União nº 154-E, de 13/8/2001, Seção 1, Páginas 18 e 19, foram liberadas as tarifas aéreas praticadas pelas empresas de transporte aéreo doméstico de passageiros, carga e malote postal em todo o território nacional, nos termos da Portaria nº 248/2001, do Ministério da Fazenda, e da Portaria nº 1213/DGAC/2001, do DAC.
FONTE: Anac