Logo O POVO+
Ibama abre consulta pública para licenciamento ambiental de eólicas em alto mar
Economia

Ibama abre consulta pública para licenciamento ambiental de eólicas em alto mar

Ceará é um dos estados que estava sob a análise do Ibama no ano passado
Edição Impressa
Tipo Notícia
Parque eólico (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Parque eólico

O Ibama abriu ontem consulta pública até 3 de abril para receber contribuições e construir o licenciamento ambiental de usinas eólicas offshore (em alto mar) no Brasil. O segmento tem crescido no mundo, impulsionado principalmente por petroleiras que buscam redução da emissão de carbono, mas aqui ainda engatinha, em grande parte, pela boa performance dos ventos em terra.

Em setembro do ano passado, Sandoval Feitosa, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou que o Ibama estava analisando quatro processos de licenciamento para usina eólicas offshore no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Seriam duas usinas de grande porte e outras duas menores, todas no litoral dos três estados.

De acordo com o Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, estima-se um potencial de 3,4 TW (Terrawatt) de capacidade instalada no offshore brasileiro.

Os potenciais seriam no Nordeste, mas também há grande potencial de vento na costa do Sudeste (norte do Estado do Rio de Janeiro) e do Sul do Brasil, viabilizando a instalação de parques mais próximos à carga e, consequentemente, a redução dos custos de transmissão. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?