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Abertura de empresas no Ceará em 2019 foi a maior em cinco anos
Economia

Abertura de empresas no Ceará em 2019 foi a maior em cinco anos

Maioria dos negócios oficializados no Estado (92%) é de micros e pequenos empreendedores de comércio e serviços
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A quantidade de empresas registradas na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) no ano passado foi a maior dos últimos cinco anos. Em 2019, 85.092 novos Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) foram emitidos, um crescimento de 21,5% em comparação com o ano anterior, quando 69.981 registros de empresas foram feitos.

O resultado final foi puxado, principalmente, pela formalização e abertura de micros e pequenas empresas (MPEs). A maior parte do número de empresas abertas em 2019 é de microempreendedores individuais e empresários, que juntos somam 78.407 registros. Isso representa 92% do total de CNPJs expedidos no ano.

Foi também a primeira vez em cinco anos que a quantidade de abertura de negócios superou a casa dos 60 mil registros.

Nos fechamentos de empresas foi observada queda de 57%. De acordo com a Jucec, 31.501 procedimentos foram realizados no ano passado. Número bem menor do que os 71.796 de 2018.

O setor de serviços teve 46,5 mil novas empresas, seguido do comércio, com 30,6 mil, e indústria, com 7,9 mil. "Os números continuam extremamente positivos, o que significa que novas empresas estão abrindo suas portas, empreendendo, investindo no Estado. Isso significa que há bom ambiente de negócios", avalia a presidente da Jucec, Carolina Monteiro.

O resultado acompanha uma tendência de recuperação da atividade econômica. "Não no patamar esperado, pois a maioria corresponde à formalização dos MEIs. Representa ainda uma maior confiança no ambiente de negócios", avalia o economista Alex Araújo.

Esse movimento acontece, segundo ele, por uma maior consciência do público da importância da formalização por causa dos processos de desburocratização para aberturas de novas empresas.

O economista ainda lembra que estudos apontam que ambientes com alta informalidade restringem o crescimento. "O aumento da quantidade de empresas abertas mostra que as pessoas estão buscando alternativas para continuar no mercado de trabalho".

Gestor da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Rafael Albuquerque considera outros fatores para o "expressivo" crescimento de 21,5%, como o lançamento de políticas públicas voltadas aos propensos empreendedores e ao acesso à informação.

Ainda de acordo com o gestor do Sebrae-CE, a queda do fechamento de empresas representa um amadurecimento. O perfil do empreendedor, de maior tempo de estudo, escolaridade, o empreendedor individual, com maior preparo. Para 2020, mais projetos realizados pelo Sebrae serão realizados no Estado, com foco na oferta digital.

A atuação nas plataformas online vão ser ampliadas e mais de 130 cursos online gratuitos para empreendedores e pessoas que queiram montar o próprio negócio.

Tradicional fonte de financiamento para os MPEs é o Banco do Nordeste (BNB). Romildo Rolim, presidente do banco, ressalta os R$ 3,6 bilhões aplicados em contratações de MPEs, valor 24,6% superior ao realizado em 2018. A expectativa é que em 2020 esse valor fique entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões. Parcerias com o Sebrae e Confederação Nacional do Comércio (CNC) também são celebradas.

O gerente do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Guilherme Muchale, afirma que na parte final do ano "houve forte crescimento da confiança industrial", o que gerou pontos positivos em termos de concretização e atração de investimentos.

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Dicas para manter o negócio

PARA UMA EMPRESA SAUDÁVEL NO MERCADO

Plano de negócios ou planejamento

Independentemente do setor inserido, é preciso ter um plano de negócio e planejamento contendo algumas informações essenciais do negócio, como pontos positivos e negativos, público-alvo, aceitação do produto, tíquete médio etc. Também determinar objetivos, próximos passos e ações para chegar ao objetivo.

Inovação

Esse é um diferencial competitivo que novas empresas precisam ter para se destacarem no mercado. Novas modalidades de vendas, ofertas exclusivas, uso de redes sociais são exemplos.

Capacitação

Não adianta ter um bom planejamento e investir em novos produtos, inovação, se você não capacitar os funcionários.

Atendimento personalizado

Essa etapa é crucial para o sucesso do negócio. O atendimento personalizado e, principalmente, humanizado é a aposta de grandes players do mercado como, por exemplo, Nubank e Carrefour.

Fonte: Neo Assist, empresa do ramo de tecnologia omnichannel

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