Logo O POVO+
Comércio cresce quase 60% na Praia de Iracema em 2019
Economia

Comércio cresce quase 60% na Praia de Iracema em 2019

Liberação de alvarás. Novos negócios
Edição Impressa
Tipo Notícia

O número de empreendimentos na Praia de Iracema, em Fortaleza, cresceu 57,6% em 2019 na comparação com 2018. Foram 82 novos estabelecimentos que abriram as portas ante 52 registrados no anterior, conforme balanço dos alvarás emitidos pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Nos últimos quatro anos, foram 225 novos negócios no bairro. Dentre os setores que mais se destacaram na região, estão gastronomia, hotelaria, serviços e vestuário. Na Avenida Monsenhor Tabosa, por exemplo, além da inauguração de um supermercado e de uma agência bancária, mais de 20 estabelecimentos foram abertos, entre lojas de vestuário, cafés, pet shops e casas de entretenimento.

Dentre eles, os restaurantes Casa Patua, Mar de Rosas, Mira Cozinha, Forneria da Praia, Benévolo Café, Ventana Sanduíches, além do Supermercado Pinheiro.

Segundo a Prefeitura, o números apresentados são reflexo direto do plano de ocupação positiva do bairro, por meio do Instituto Iracema. Desde janeiro de 2018, diversas ações de requalificação da Praia de Iracema vêm sendo implantadas, entre elas, melhorias de infraestrutura, promoção de eventos, concursos de ideias, inauguração de equipamentos de cultura e lazer, e edificações que passaram a abrigar sedes de Secretarias Municipais.

A Lei de Incentivo Fiscal é um fator que poderá aquecer ainda mais a instalação de novos negócios na região. A previsão é que ela seja regulamentada ainda no primeiro trimestre deste ano. O texto prevê a redução de até 60% do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), até 100% do Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI) e de até 100% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em imóveis de valor venal de, no máximo, R$ 150 mil, ocupados e utilizados para moradia.

 

O que você achou desse conteúdo?