A empresa multinacional Beam Suntory, responsável pela marca de uísque escocês Teacher’s, anunciou que disponibilizará a o novo Teacher’s Highland Cream, bebida 100% importada da Escócia. A bebida já é comercializada no Brasil, mas é engarrafada em solo brasileiro. A mudança visa atender a maior demanda dos consumidores, cada vez mais exigentes por modelos premium, além de buscar expandir a participação no mercado cearense, que fechou o ano de 2019 em 19%. A meta para este ano é chegar nos 25%.
Antes engarrafada no Brasil, a bebida passa a ter produção total na Escócia, chegando ao País pronta para o consumo. O grupo afirma que a nova versão do produto, com credenciais escocesas, já estão disponíveis nos principais supermercados e bares brasileiros. Walter Celli, presidente da Beam Suntory Brasil, grupo administrador da Teacher's, informa que o público cearense demonstra uma maior exigência. “Os brasileiros, em especial os nordestinos, em todas as classes sociais, estão mais rigorosos, e entendem o diferencial do whisky engarrafado na Escócia".
A gerente de marketing da marca no Brasil, Sylvia Sarubbi Costa, explica que o grupo dá grande importância ao mercado nordestino, com 40% da equipe brasileira concentrada na Região. Destaques para Recife e Fortaleza. “O recifense consome um volume muito grande. O consumidor de Fortaleza, apesar de não consumir um volume tão grande quanto o de Recife, é muito focado em rótulos diferenciados, como os rótulos premium, tendo o maior volume nessas categorias. Estamos investindo nessa vertente de premialização como investimento no mercado, trazendo investimento nas áreas de marketing, nas áreas logísticas, de varejo, e todo esse investimento veio para o País”.
Apesar de não contarem mais com a necessidade de fábrica no País para o uísque, segundo Sylvia, todo o investimento em parcerias com bares, eventos, e em mídia terá crescimento de 100%. "Com a chegada da empresa, estávamos muito focados em estruturação e distribuição, e agora esse tipo de investimento é novo. Saímos do 12% do mercado cearense em 2018 com o Teacher's, para 19% no ano passado. Para este ano, projetamos mais crescimento, vemos cerca de 25%”.
Paula Limongi, especialista em destilados, explica que, com as alterações, a empresa usará água escocesa, evitando que seja preciso tratamentos para desmineralização, e químicos, e a supervisão de um master blender, que supervisionará o processo de produção do início ao fim. “Os uísques passam por esse momento, de trazer o uísque para o Brasil. O produto passa dias no navio em compartimentos e poderia acabar acarretando numa mudança na qualidade do produto. E agora a empresa não sofre mais com isso. O uísque continua escocês, agora com mais qualidade”.
O novo Teacher's tem produção com reconhecimento da Scotch Whisky Association, organização responsável por garantir a qualidade de todo whisky escocês. “A importação da bebida, além de reforçar as características de um legítimo escocês, trará mais ganhos ao consumidor, pois a bebida passará por padrões de regulamentação mais rígidos. E seguiremos com a nossa postura comercial de manter o preço acessível a um grande número de consumidores, mantendo uma justa relação entre custo e benefício”. (Com informações do repórter Samuel Pimentel)