Logo O POVO+
Ceará perde mais de 700 mil linhas telefônicas em um ano
Economia

Ceará perde mais de 700 mil linhas telefônicas em um ano

O avanço tecnológico e a mudança de perfil do cliente pressionaram alterações no mercado de telecomunicações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Made with Flourish

A quantidade de linhas telefônicas com DDDs 85 e 88 teve uma redução de 724 mil chips e pontos. Juntando fixas e móveis, no fim de 2019, foram contabilizadas 8,407 milhões conexões no Ceará, o que representa uma queda geral de 7,9% ante o ano anterior, que fechou com 9,131 milhões de linhas. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A mudança no perfil dos clientes e o avanço tecnológico explicam as alterações. Em um cenário de cinco anos, entre 2014 e 2019, é possível observar que a quantidade de linhas móveis vem caindo anualmente, de mais de 11,6 milhões no Estado para 7,8 milhões.

Made with Flourish

Esse é um quadro nacional, já que no ano passado todas as regiões apresentaram redução dos números ativos. A exceção foi o Sudeste, com alta de 2%. A maior queda foi a do Nordeste, com 6,1%. Apesar de recuo, a Região permanece consolidada como o segundo maior mercado em telecomunicações na quantidade de clientes.

Ainda foi divulgada pela Anatel a evolução do acesso à conexão móvel de internet. Os dados revelam que a maioria dos cearenses conta com linhas que oferecem acesso à internet móvel de quarta geração (4G). Em um ano, o crescimento no acesso foi de 13,6%, o que faz com que 5,24 milhões, das 7,89 milhões de pessoas acessem a internet de forma mais rápida.

O professor do Departamento de Telemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Glaucionor Oliveira, comenta que a redução no uso da telefonia móvel se caracteriza pela facilidade proporcionada pelo smartphone, que mantém conectado aos contatos" antes feitos por ligação telefônica. Mensagens de voz e vídeo acentuam essa mudança de preferência.

Sobre a queda de números no telefone fixo, o professor observa que isso se deve à redução da demanda doméstica, já que o meio segue relevante no comércio. "O público para o telefone fixo segue sendo os operadores de serviços, as empresas",

Em Fortaleza, por exemplo, a quantidade de linhas fixas caiu de 454,4 mil, no fim de 2018, para 398,4 mil ao fim do ano passado. Uma variação negativa de 12,3% no período. No Ceará, todas as cidades analisadas pela Anatel tiveram variação negativa no ano passado.

Para João César Moura Mota, professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador e um dos fundadores do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL-UFC), as mudanças nas preferências do consumidor são naturais com o avanço tecnológico. Com o passar dos anos, alguns hábitos considerados naturais, como anotar qual operadora ao lado do nome do contato, deixaram de ser necessárias.

"Os clientes não precisam ter mais do que uma linha para ter planos familiares, benefícios, disponibilidade de sinal e serviço. (No mercado atual) Cobrar tarifa diferenciada para quem ligar de uma operadora para outra é inconcebível", analisa.

Made with Flourish

 

Novidade

HOMOLOGAÇÃO

Foi homologada pela Anatel a permissão de comercialização do Samsung Galaxy Z Flip, modelo de celular com tela de vidro dobrável.

PRÓXIMO PASSO

O próximo passo para o início das vendas do modelo no País cabe à própria empresa: anunciar o lançamento nacional.

DETALHES

A tela dobrável tem 6,7 polegadas com painel Dynamic Amoled. Também possui câmera interna de 10 megapixels, processador Snapdragon 855 , 256 GB de armazenamento, Android 10 com One UI 2.1, e parte externa em preto ou roxo. A aposta é que o lançamento se dê no início de fevereiro, durante evento de tecnologia nos Estados Unidos.

 

O que você achou desse conteúdo?