Logo O POVO+
Potencial para economia criativa e tecnologia
Economia

Potencial para economia criativa e tecnologia

Fortaleza Competitiva
Edição Impressa
Tipo Notícia

Estudo de mercado para a avenida Monsenhor Tabosa do Programa Fortaleza Competitiva, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, aponta dentre as "expectativas e incentivos ao desenvolvimento da via" o desenvolvimento de políticas públicas com incentivo ao "desenvolvimento de empresas de atividades econômicas ligadas à tecnologia e à economia criativa". 

"Uma das mudanças é a economia criativa. A gente tem duas lojas colaborativas e brechós, outras já estão procurando para se instalar. Temos uma demanda procurando. Isso tem tudo a ver com a Praia de Iracema", aponta Márcia Oliveira, presidente da Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa (Almont).

Conforme Abraão Freire Saraiva Jr, coordenador do Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), novos negócios devem pautar a remodelação do corredor comercial. "Aproveitar o cenário para trabalhar como a nova economia. Inovação, conhecimento e aproveitando a estrutura do Sebrae, que é próximo. Para uma nova dinâmica seria necessário novos setores. Gastronomia, tecnologia da informação e comunicação, cultura, economia criativa. Alinhando a tradição com inovação", frisa.

Ante à necessidade de incrementar a visibilidade, Prefeitura estimula eventos na área. São "Diversas ações e eventos culturais para estimular a ocupação do local, como feiras gastronômicas, de economia criativa e encontros de carros antigos. Além disso, a avenida está no roteiro turístico da cidade, incluída em todo o material turístico produzido pela Prefeitura, bem como faz parte do roteiro do Fortaleza Bus, ônibus turístico do tipo hop on hop off."

A prospecção de novos negócios foi um dos pontos do estudo. "Conforme o levantamento das Consultas de Adequabilidade Locacional, em 2018, foram prospectados 407 novos negócios na área de estudo, dos quais 311 foram deferidas, correspondendo a 76,4% do total", informou a Prefeitura. Em relação aos negócios consolidados, em 2019  foram emitidos 74 novos Alvarás de Funcionamento na avenida Monsenhor Tabosa.

O que você achou desse conteúdo?