Logo O POVO+
Arrecadação do Estado com ICMS cai 40% em abril
Economia

Arrecadação do Estado com ICMS cai 40% em abril

Edição Impressa
Tipo Notícia

Com as medidas de isolamento social e a suspensão da atividade econômica não essencial por conta da pandemia do coronavírus, o Ceará viu sua arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cair cerca de 40% no último mês de abril, informou ontem o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista. Segundo ele, os dados oficiais ainda estão sendo fechados, mas o impacto aos cofres públicos do Estado já é uma realidade. 

"Em março, tivemos uma redução de 15% a 20% na receita com o  ICMS, e em abril devemos fechar em 40%. Isso compromete nossa capacidade de investimento, mas ainda não comprometeu nosso compromisso de pagar em dia nossos fornecedores e servidores", destacou o secretário, em videoconferência com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide Ceará).

A isenção ou postergamento de pagamento do ICMS é, inclusive, um dos principais pleitos dos setores ao Governo do Estado, como forma de auxílio durante a crise. Sobre a questão, Élcio destaca que o ICMS "só é cobrado se tiver venda. Se não tem venda, não tem imposto". Ele comenta, ainda, que o mesmo acontece com o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), cobrado pela Prefeitura de Fortaleza. "Já tomamos uma série de ações para ajudar a economia local", complementa.

Para o secretário-chefe, o decreto de isolamento social rígido em Fortaleza não alterou vendas por internet ou por telefone, e que as empresas podem continuar atuando por meio de canais não presenciais e realizando suas entregas, caso tenham suas atividades liberadas. "O que não pode é ir para a praça, para a casa de um amigo, ou correr na Beira Mar, por exemplo. Se eu tenho uma empresa que venda equipamentos de computador, posso vender meu produto e entregar, sem problema", reforça.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

O que você achou desse conteúdo?