Logo O POVO+
Os riscos e os cuidados necessários para utilizar o pagamento via Whatsapp
Economia

Os riscos e os cuidados necessários para utilizar o pagamento via Whatsapp

Edição Impressa
Tipo Notícia

Rawlison Brito, CEO da Morphus, empresa de segurança da informação, explica que os riscos do pagamento via WhatsAppp são os mesmos de qualquer operação online. No entanto, a maior fragilidade está em casos de roubos ou furtos do aparelho ou clonagem da linha telefônica. "A empresa que estará por trás, a Cielo, já é bastante madura e experiente. O grande risco mesmo seria no sequestro de contas", analisa.

Rawlison avalia que a plataforma tem condições de ser segura, mas questões de violência urbana e fraudes podem gerar vulnerabilidade no uso. "O mercado financeiro irá buscar minimizar as fraudações, mas também é preciso uma educação cibernética por parte dos usuários".

Segundo a Cielo, em nota, as transações de pagamento pelo WhatsApp são seguras e contam com "as mais modernas tecnologias e controles antifraude e de prevenção à lavagem de dinheiro de todas as empresas envolvidas na solução". A empresa afirma que o pagamento feito no WhatsApp é protegido por diversas camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular. Nos eventuais casos de tentativas de fraude, a Cielo conta com mecanismos de segurança para bloquear as transações suspeitas.

 

O que você achou desse conteúdo?