Logo O POVO+
Espera por um resultado pode levar até 12 dias úteis
Economia

Espera por um resultado pode levar até 12 dias úteis

Laboratórios. Prazo
Edição Impressa
Tipo Notícia

O levantamento feito pelo O POVO em laboratórios de Fortaleza também mostrou que o tempo de espera de um resultado de um exame para Covid-19, do tipo PCR, pode levar até 12 dias úteis. O menor prazo são cinco dias úteis. Quando se trata, no entanto, de testes rápidos, a análise leva de 10 minutos a 6 horas.

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luciano Pamplona, explica que para além do tempo necessário para análise do exame e sua complexidade, a alta procura é o que tem pressionado esta fila de espera mais prolongada em alguns locais.

A orientação dele é que o tempo dos sintomas deve ser o principal norte para escolha do tipo de exame. O PCR, por exemplo, que detecta partículas do vírus, é mais indicado para quem está nos primeiros dias da doença.

Já os sorológicos e os testes rápidos são indicados para quem já está a partir do 7º ou 10º dia dos sintomas, uma vez que esses exames detectam se a pessoa já teve contato com o vírus a partir da capacidade que o organismo teve de produzir anticorpos para combatê-lo.

"E nem é uma garantia absoluta porque pode ser que a pessoa tenha contraído o vírus e não produziu anticorpos suficientes naquele momento. Ou seja, existe o risco de dar um falso negativo. Hoje a tecnologia que temos disponível nos permite presumir que se o resultado é positivo, ela teve a Covid, mas se der negativo não é garantia de que não teve".

No caso dos testes rápidos, ele explica que por possuir sensibilidade e especificidade reduzidas em comparação às outras metodologias, o teste só indica se a pessoa teve contato ou não com vírus, mas não o estágio atual. Não dá para saber, por exemplo, se o corpo da pessoa ainda está reagindo à infecção ou se já faz mais tempo que esteve exposto.

O que você achou desse conteúdo?