Logo O POVO+
Sebrae oferece consultoria para ajudar empresas na jornada de acesso ao crédito
Economia

Sebrae oferece consultoria para ajudar empresas na jornada de acesso ao crédito

O projeto do Sebrae engloba atendimentos gratuitos e outros pagos, com valores subsidiados pela entidade. Penúltimo episódio da 14ª edição do programa na rádio O POVO CBN debateu os desafios para os pequenos negócios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) lançou neste mês o programa "Jornada de Crédito" para auxiliar empreendedores que planejam contratar empréstimos para enfrentar a crise da Covid-19. A consultoria, que dispõe de atendimentos gratuitos e pagos, engloba a educação financeira para a decisão da tomada de crédito até a escolha da instituição financeira.

Os preços ainda não foram divulgados. As informações são do analista técnico do Sebrae-CE, Silvio Moreira. Durante transmissão do O POVO Quer Saber, na rádio O POVO CBN, ele debateu sobre as formas de incentivar o crescimento dos negócios de pequeno porte. Dentre os pontos abordados, além da necessidade da ampliação e desburocratização das linhas de crédito, falou-se sobre o impacto do um planejamento financeiro para a sobrevivência das empresas.

"O crédito é um remédio, mas é necessário tomar na dosagem certa. Se for pequena, não cura, mas se for alta, pode virar veneno", metaforizou. "Antes de contratar, é preciso avaliar a situação financeira, fluxo de caixa, contas a pagar etc", listou. Silvio acrescentou que o processo de digitalização é um caminho necessário de readequação no pós-pandemia, mas, para isso, as empresas precisam estruturar melhor os processos e organizar o caixa.

O professor e diretor-adjunto de extensão do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Abraão Saraiva, acrescentou que muitas empresas tiveram dificuldade de recuperação agravada por não ter fluxo de caixa. "Há quem confunda com gestão pessoal com a financeira, mas são coisas diferentes. Um exemplo comum é tirar da empresa para pagar contas pessoas. Acontece. Por isso é necessário uma preparação para quando credito chegar, não acabar rápido", ressaltou.

No Jornada, os empreendedores aprendem sobre quanto podem e devem contratar, taxa de juros, prazo de carência a amortização, garantias exigidas pelas instituições, processo de documentação. Além da parte prática, também sobre quando é necessário a contratação, qual a empresa mais apropriada e o passo a passo para ter sucesso na contratação.

O projeto é direcionado para empreendimentos informais (artesãos e autônomos) e formais (microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte), localizadas no Estado do Ceará. Para aderir, passam pelas etapas de diagnóstico da situação financeira atual do negócio; orientação para a tomada do crédito; adequação de processos/produtos; acesso a novos canais de comercialização e monitoramento.

No debate, também repercutiram as dificuldades de acesso ao crédito durante a pandemia. Situação que tem levado muitas empresas à falência. O Sebrae também gere o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), em parceria com a Caixa Econômica. Até o último dia 24, foram contratados 24 mil empréstimos via o projeto, totalizando R$ 1,8 bilhão em todo o País.

O POVO Quer Saber teve mediação da jornalista Maísa Vasconcelos e a produção de conteúdo da jornalista Eduarda Talicy. A iniciativa é realizada pela Rádio O POVO CBN. Hoje se encerra a 14ª edição do programa, com episódio voltado para as prioridades das Eleições municipais.

Os convidados são Preto Zezé, presidente Global da Central Única das Favelas (Cufa) e Cláudia Leitão, diretora do Observatório de Fortaleza. O programa será transmitido por meio da Rádio O POVO CBN 95.5, Facebook O POVO e Youtube do O POVO CBN, assim como pelo canal digital (especiais.opovo.com.br/opovoquersaber).

 

A edição 2020 do programa traz temas variados sobre o pós-pandemia. Para falar sobre o tema "Como incentivar os micro e...

Publicado por Rádio O POVO CBN em Quinta-feira, 30 de julho de 2020

SERVIÇO

Para participar do projeto Jornada Empreendedora, acesse o link: bit.ly/JornadaCréditoCE e agende a consultoria. Na página, são solicitados os dados cadastrais para o consultor entrar em contato para confirmar o agendamento

PROGRAMAÇÃO

HOJE - 31/7 - sexta-feira

Tema: Eleições municipais: as novas prioridades

Convidados

Preto Zezé: presidente Global da Central Única das Favelas (Cufa), rapper, empresário, produtor cultural, escritor, consultor em planos de oportunidades para governos e empresas.

Cláudia Leitão: professora do mestrado profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Uece, diretora do Observatório de Fortaleza, Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

Onde acompanhar

Rádio O POVO CBN 95.5, Facebook O POVO e O POVO CBN, também pelo canal digital especiais.opovo.com.br/opovoquersaber

Tecnologia

O Sebrae também tem um braço no Sebraetec, com mais de 270 soluções nos eixos de Produção e Qualidade, Design, Sustentabilidade e Desenvolvimento Tecnológico para todos os perfis de pequenos negócios.

O que você achou desse conteúdo?