Logo O POVO+
Os desafios das fintechs
Economia

Os desafios das fintechs

Edição Impressa
Tipo Notícia

Outro desafio da segurança da informação atualmente está no mercado das fintechs (bancos digitais). Na avaliação do gerente geral da Sophos, André Carneiro, esse segmento tem a inovação e a agilidade para o desenvolvimento de novos produtos por meio de tecnologias mais modernas e ágeis, mas ainda há alguns riscos.

"A utilização de recursos em nuvens públicas é uma grande realidade para a aceleração destes negócios e, como todo espaço, requer também um cuidado especial para o tratamento de questões de segurança. É importante deixar claro que os provedores destes serviços realizam as devidas defesas", avalia, citando infraestrutura, conexões e continuidade de negócios.

Ele pondera que cabe às empresas que utilizam essas infraestruturas a proteção dos elementos, como atualização de sistemas e os dispositivos de proteção endpoints, firewalls etc. "Os grandes ataques que ocorrem em ambientes em nuvem são caracterizados principalmente por erros de configurações de usuários e desenvolvedores de soluções", exemplifica.

André acrescenta que são comuns os casos cujo banco de dados foi configurado pela empresa incorretamente, com acesso à internet, por exemplo, expondo com grande facilidade informações importantes.

De acordo com a pesquisa 'The State of Cloud Security' (o estado da segurança na nuvem) da Sophos, 68% das organizações estão utilizando a nuvem pública; 79% das empresas brasileiras sofreram algum incidente na nuvem pública nos últimos 12 meses; 99% estão preocupadas com o nível atual de segurança deste recurso; 69% sofreram violação por conta de alguma configuração incorreta e 29% tiveram suas credenciais de conta em nuvem roubadas. Para o levantamento, foram ouvidas 3.521 empresas em 26 países diferentes. No Brasil, 136 companhias.

 

O que você achou desse conteúdo?